Leia o trecho do Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda, do Padre Antônio Vieira, e o soneto de Gregório de Matos Guerra a seguir.
Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda
Pede razão Jó a Deus, e tem muita razão de a
pedir – responde por ele o mesmo santo que
o arguiu – porque se é condição de Deus usar
de misericórdia, e é grande e não vulgar a
glória que adquire em perdoar pecados, que
razão tem, ou pode dar bastante, de os não
perdoar? O mesmo Jó tinha já declarado a
força deste seu argumento nas palavras
antecedentes, com energia para Deus muito
forte: Peccavi, quid faciam tibi? Como se
dissera: Se eu fiz, Senhor, como homem em
pecar, que razão tendes vós para não fazer
como Deus em me perdoar? Ainda disse e
quis dizer mais: Peccavi, quid faciam tibi?
Pequei, que mais vos posso fazer? E que
fizestes vós, Jó, a Deus em pecar? Não lhe fiz
pouco, porque lhe dei ocasião a me perdoar,
e, perdoando-me, ganhar muita glória. Eu
dever-lhe-ei a ele, como a causa, a graça que
me fizer, e ele dever-me-á a mim, como a
ocasião, a glória que alcançar.
A Jesus Cristo Nosso Senhor
Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
Da vossa piedade me despido;
Porque, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto um pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido:
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história,
Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada:
Cobrai-a, e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
Considere as seguintes afirmações sobre os dois textos.
I - Tanto Padre Vieira quanto Gregório de Matos dirigem-se a Deus mediante a segunda pessoa do plural (vós, vos): Gregório argumenta que o Senhor está empenhado em perdoá-lo, enquanto Vieira dirige-se a Deus (E que fizestes vós...) para impedir que Jó seja perdoado.
II - Padre Vieira vale-se das palavras e do exemplo de Jó, figura do Velho Testamento, para argumentar que o homem abusa da misericórdia divina ao pecar, e que Deus, de acordo com a ocasião e os argumentos fornecidos por Jó, inclina-se para o castigo no lugar do perdão.
III - Tanto Padre Vieira como Gregório de Matos argumentam sobre a misericórdia e a glória divinas: assim como Jó, citado por Vieira, declara que Deus lhe deverá a glória por tê-lo perdoado; Gregório compara-se à ovelha desgarrada que, se não for recuperada, pode pôr a perder aglória de Deus.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.