FACISB 2017/1

Leia o trecho do romance Senhora, de José de Alencar, para responder à questão.

 

     O aspecto da casa revelava, bem como seu interior, a pobreza da habitação.

   A mobília da sala consistia em sofá, seis cadeiras e dois consolos de jacarandá, que já não conservavam o menor vestígio de verniz. O papel da parede de branco passara a amarelo e percebia-se que em alguns pontos já havia sofrido hábeis remendos.
    O gabinete oferecia a mesma aparência. O papel que fora primitivamente azul tomara a cor de folha seca.
  Outra singularidade apresentava essa parte da habitação: era o frisante contraste que faziam com a pobreza carrança dos dois aposentos certos objetos, aí colocados, e de uso do morador.
   Assim, no recosto de uma das velhas cadeiras de jacarandá, via-se neste momento uma casaca preta, que pela fazenda superior, mas sobretudo pelo corte elegante e esmero do trabalho, conhecia-se ter o chique da casa do Raunier, que já era naquele tempo o alfaiate da moda.
   Ao lado da casaca estava o resto de um traje de baile, que todo ele saíra daquela mesma tesoura em voga; finíssimo chapéu claque do melhor fabricante de Paris; luvas de Jouvin cor de palha; e um par de botinas como o Campas só fazia para os seus fregueses prediletos.
    Passando à alcova, na mesquinha banca de escrever, coberta com um pano desbotado e atravancada de rumas de livros, a maior parte romances, apareciam sem ordem tinteiros de bronze dourado sem serventia; porta-charutos de vários gostos, cinzeiros de feitios esquisitos e outros objetos de fantasia.
(Senhora, 2000. Adaptado.)

O trecho refere-se a Fernando Seixas, personagem do romance Senhora. É possível verificar corretamente no fragmento

a

a oposição entre a sofisticação de alguns objetos pessoais do personagem e o estado de degradação da casa e da mobília.

b

a valorização, por parte do personagem, de sua vida íntima, evidenciada em seu desleixo com o vestuário social.

c

o estado impecável dos objetos da casa, o que denota a riqueza do personagem e de sua família.

d

a desorganização generalizada que atravessava a vida do personagem, do mobiliário da casa ao vestuário, de sua intimidade a sua imagem social.

e

a tendência do personagem à reclusão e ao isolamento, o que fica expresso em seu vestuário e na simplicidade da mobília da casa.

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A
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