Leia o trecho do romance Quincas Borba, de Machado de Assis.
Queres o avesso disso, leitor curioso? Vê este outro convidado para o almoço, Carlos Maria. Se aquele tem os modos “expansivos e francos” – no bom sentido laudatório –, claro é que ele os tem contrários. Assim, não te custará nada vê-lo entrar na sala, lento, frio e superior, ser apresentado ao Freitas, olhando para outra parte. Freitas que já o mandou cordialmente ao diabo por causa da demora (é perto do meio-dia), corteja-o agora rasgadamente, com grandes aleluias íntimas.
Também podes ver por ti mesmo que o nosso Rubião, se gosta mais do Freitas, tem o outro em maior consideração; esperou-o até agora, e esperá-lo-ia até amanhã. Carlos Maria é que não tem consideração a nenhum deles. Examinai-o bem; é um galhardo rapaz de olhos grandes e plácidos, muito senhor de si, ainda mais senhor dos outros. Olha de cima; não tem o riso jovial, mas escarninho1 . Agora, ao sentar-se à mesa, ao pegar no talher, ao abrir o guardanapo, em tudo se vê que ele está fazendo um insigne2 favor ao dono da casa – talvez dois –, o de lhe comer o almoço, e o de lhe não chamar pascácio3 .
E, malgrado essa disparidade de caracteres, o almoço foi alegre.
(Quincas Borba, 2008.)
1 escarninho: que zomba de algo.
2 insigne: notável, significativo.
3 pascácio: tolo, simplório.
No trecho, é evidente uma característica presente em algumas narrativas de Machado de Assis:
um narrador que emite opiniões ao longo da narrativa e que conversa com o leitor.
uma perspectiva positiva a respeito da humanidade, visto que, no convívio social, poucos personagens apresentam falhas morais.
personagens idealizados, éticos e cordiais que, apesar das adversidades, frequentemente se impõem.
retrato de uma sociedade rural, tranquila, com personagens nada maliciosos, às vezes até ingênuos.
retrato de um mundo austero, masculino, em que as personagens femininas não têm relevância.