Leia o trecho do romance O sertanejo, de José de Alencar, para responder à questão.
Esta imensa campina, que se dilata por horizontes infindos, é o sertão de minha terra natal.
Aí campeia o destemido vaqueiro cearense, que à unha de cavalo acossa1 o touro indômito no cerrado mais espesso, e o derriba pela cauda com admirável destreza.
Aí, ao morrer do dia, reboa2 entre os mugidos das reses, a voz saudosa e plangente do rapaz que aboia3 o gado para o recolher aos currais no tempo da ferra.
Quando te tornarei a ver, sertão da minha terra, que atravessei há muitos anos na aurora serena e feliz de minha infância?
Quando tornarei a respirar tuas auras impregnadas de perfumes agrestes, nas quais o homem comunga a seiva dessa natureza possante?
De dia em dia aquelas remotas regiões vão perdendo a primitiva rudeza, que tamanho encanto lhes infundia.
A civilização que penetra pelo interior corta os campos de estradas, e semeia pelo vastíssimo deserto as casas e mais tarde as povoações.
Não era assim no fim do século passado, quando apenas se encontravam de longe em longe extensas fazendas, as quais ocupavam todo o espaço entre as raras freguesias espalhadas pelo interior da província.
Então o viajante tinha de atravessar grandes distâncias sem encontrar habitação, que lhe servisse de pousada; por isso, a não ser algum afoito sertanejo à escoteira, era obrigado a munir-se de todas as provisões necessárias tanto à comodidade como à segurança.
(O sertanejo, s/d.)
1 acossar: perseguir.
2 reboar: ecoar, ressoar, reverberar.
3 aboiar: cantar à frente do gado para o guiar ou juntar o que anda disperso
Pode-se enquadrar o texto dentro da estética
ultrarromântica, pois há um comedimento no uso dos adjetivos para melhor omitir o estado de espírito do narrador, escondendo seu apego à região onde sempre viveu.
realista, pois sua preocupação central é expor as mazelas do homem sertanejo que vive no meio de uma natureza deteriorada pela seca.
regionalista do romantismo, pois há o esforço de mapear as peculiaridades do território nacional em sua amplitude, daí o sertão como cenário da narrativa.
indianista do romantismo, pois a descrição da natureza exuberante serve de contraponto aos modelos brutais da civilização portuguesa.
naturalista, pois se ocupa basicamente da descrição da natureza de maneira objetiva e científica, ou seja, sem expor um juízo de valor.