FACISB 2019

Leia o trecho do romance O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, para responder à questão.

 

    Mas na sua paixão havia às vezes grandes impaciências. Quando tinha estado, durante três horas da noite, recebendo o seu olhar, absorvendo a voluptuosidade que se exalava de todos os seus movimentos, – ficava tão carregado de desejos que necessitava conter-se “para não fazer um disparate ali mesmo na sala, ao pé da mãe”. Mas depois, em casa, só, torcia os braços de desespero: queria-a ali de repente, oferecendo-se ao seu desejo: fazia então combinações – escrever-lhe-ia, arranjariam uma casinha discreta para se amarem, planeariam um passeio a alguma quinta! Mas todos aqueles meios lhe pareciam incompletos e perigosos, ao recordar o olho finório da irmã do cónego, as Gansosos tão mexeriqueiras! E diante daquelas dificuldades que se erguiam como as muralhas sucessivas duma cidadela, voltavam as antigas lamentações: não ser livre! não poder entrar claramente naquela casa, pedi-la à mãe, possuí-la sem pecado, comodamente! Por que o tinham feito padre? Fora “a velha pega” da marquesa de Alegros! Ele não abdicava voluntariamente a virilidade do seu peito! Tinham-no impelido para o sacerdócio como um boi para o curral!

    Então, passeando excitado pelo quarto, levava as suas acusações mais longe, contra o Celibato e a Igreja: por que proibia ela aos seus sacerdotes, homens vivendo entre homens, a satisfação mais natural, que até têm os animais? Quem imagina que desde que um velho bispo diz – serás casto – a um homem novo e forte, o seu sangue vai subitamente esfriar-se? e que uma palavra latina – accedo – dita a tremer pelo seminarista assustado, será o bastante para conter para sempre a rebelião formidável do corpo? E quem inventou isto? Um concílio de bispos decrépitos, vindos do fundo dos seus claustros, da paz das suas escolas, mirrados como pergaminhos, inúteis como eunucos! Que sabiam eles da Natureza e das suas tentações? Que viessem ali duas, três horas para o pé da Ameliazinha, e veriam, sob a sua capa de santidade, começar a revoltar-se-lhe o desejo! Tudo se ilude e se evita, menos o amor! E se ele é fatal, por que impediram então que o padre o sinta, o realize com pureza e com dignidade? É melhor talvez que o vá procurar pelas vielas obscenas! – Porque a carne é fraca!

    Encolhia então os ombros, escarnecendo toda aquela vaga argumentação interior. “Filosofia e palhada!” Estava doido pela rapariga, – era o positivo. Queria-lhe o amor, queria-lhe os beijos, queria-lhe a alma... E o senhor bispo se não fosse velho faria o mesmo, e o Papa faria o mesmo!

(Obras completas, vol 1, s/d. Adaptado.)

Assinale a alternativa correta sobre a relação de Eça de Queirós com o período histórico em que escreveu.

a

No início do século XX, Eça de Queirós escreveu o famoso ensaio intitulado “Paranoia ou mistificação”, no qual criticava duramente, de Portugal, uma exposição de Anita Malfatti, responsável, segundo o autor, por divulgar no Brasil a degenerada arte moderna.

b

Eça de Queirós foi um dos protagonistas da polêmica denominada Questão Coimbrã ao publicar críticas sobre os jovens escritores realistas e naturalistas que se opunham aos ideais da arte romântica na segunda metade do século XIX.

c

Na segunda metade do século XIX, Eça de Queirós participou ativamente das Conferências do Cassino Lisbonense, uma série de palestras sobre assuntos artísticos, filosóficos e científicos que firmou as bases para o início do Realismo e Naturalismo em Portugal.

d

Juntamente com Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, Eça de Queirós foi fundador da revista Orpheu que, apesar do tom simbolista-decadentista, representa um marco do início do Modernismo português nas duas primeiras décadas do século XX.

e

Eça de Queirós integrou, na primeira metade do século XX, a corrente literária Saudosista que prezava pelo ressurgimento do Império português, invocando o passado e exaltando o Sebastianismo e os feitos honrosos das Grandes Navegações.

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C
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