UEA SIS 2° Etapa 2022

Leia o trecho do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, para responder à questão.

 

    E [Jerônimo] viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia, surgir de ombros e braços nus, para dançar. A lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a na sua coma1 de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher.

    Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas2 e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita, como numa sofreguidão de gozo carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante; já correndo de barriga empinada; já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite, em que se não toma pé e nunca se encontra fundo. [...]

    E, arrastado por ela, pulou à arena o Firmo, ágil, de borracha, a fazer coisas fantásticas com as pernas, a derreter-se todo, a sumir-se no chão, a ressurgir inteiro com um pulo, os pés no espaço, batendo os calcanhares; os braços a querer fugirem-lhe dos ombros, a cabeça a querer saltar-lhe. E depois, surgiu também a Florinda, e logo o Albino e até, quem diria! o grave e circunspecto Alexandre.

    O chorado arrastava-os a todos, despoticamente, desesperando aos que não sabiam dançar. Mas, ninguém como a Rita; só ela, só aquele demônio, tinha o mágico segredo daqueles movimentos de cobra amaldiçoada; aqueles requebros que não podiam ser sem o cheiro que a mulata soltava de si e sem aquela voz doce, quebrada, harmoniosa, arrogante, meiga e suplicante.

    E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados.

    Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; [...] ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas3 que zumbiam em torno da Rita Baiana e espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca.

(O cortiço, 2016.)

 

1 coma: cabeleira.
2 ilharga: anca, quadril.
3 cantárida: besouro.

    A sinestesia consiste em aproximar, na mesma expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos dos sentidos.

(Hélio de Seixas Guimarães Cunha. Figuras de linguagem, 1988.)

 

Ocorre sinestesia no seguinte trecho:

a

“Ela saltou em meio da roda, com os braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça, ora para a esquerda, ora para a direita” (2º parágrafo).

b

“Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui” (6º parágrafo).

c

“E, arrastado por ela, pulou à arena o Firmo, ágil, de borracha, a fazer coisas fantásticas com as pernas, a derreter-se todo, a sumir-se no chão, a ressurgir inteiro com um pulo” (3º parágrafo).

d

“ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras” (6º parágrafo).

e

“ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele” (6o parágrafo).

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Resposta
D

Resolução

No trecho indicado pela alternativa (D), o narrador descreve Rita Baiana (e tudo o que ela representa) combinando impressões sensoriais diferentes, como a visão (“luz ardente do meio-dia”, “vermelho”) e o olfato (“aroma quente”), criando assim uma imagem que mistura sensações visuais e olfativas, caracterizando a sinestesia. O "calor vermelho" e o "aroma quente" unem percepção térmica, visual e olfativa em uma única expressão, resultando em um efeito que intensifica o teor sensorial do texto.

Dicas

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Procure termos que unam dois ou mais sentidos simultaneamente.
Observe a forma como expressões de cor, cheiro, temperatura e consistência se mesclam na passagem.

Erros Comuns

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Confundir metáfora ou comparação com sinestesia, sem observar a fusão de sentidos diferentes.
Interpretar adjetivos intensificadores como sinestesia, quando não houver efetiva mistura de sensações.
Revisão
A sinestesia é uma figura de linguagem em que as sensações provenientes de diferentes órgãos sensoriais são combinadas em uma mesma expressão. Em outras palavras, ocorre quando o texto junta impressões captadas por sentidos distintos (audição, visão, tacto, olfato, paladar) para reforçar a imagem ou a sensação descrita.
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