Leia o trecho do romance A carne, de Júlio Ribeiro, publicado em 1888, e responda a questão.
O touro lambeu a vulva da vaca com a lingua áspera, babosa, e depois, bufando, com os olhos sanguíneos esbugalhados, pujante, temeroso na fúria de erotismo, levantou as patas dianteiras, deixou-se cair sobre a vaca, cobriu-a, pendendo a cabeça à esquerda, achatando o perigalho de encontro ao seu espinhaço.
A vaca abriu um pouco as pernas traseiras, corcovou-se, engelhou a pele das ilhargas para receber a fecundação. Consumou-se esta em uma estocada rubra, certeira, rápida.
Era a primeira vez que Lenita via, realizado por animais de grande talhe, o ato fisiológico por meio do qual a natureza viva se reproduz.
Espírito culto, em vez de julgá-lo imoral e sujo, como se praz a sociedade hipócrita em representá-lo, ela achou-o grandioso e nobre em sua adorável simplicidade.
Lenita ouviu um murmurar confuso de vozes intercortadas, viu agitarem-se uns ramos e, pelos interstícios dos troncos, por entre o emaranhado dos galhos, lobrigou indistintamente uma como luta breve, seguida pelo tombar desamparado, pelo som baço de dois corpos a bater a um tempo no solo arenoso do matagal.
Lenita mais compreendeu do que viu. Era a reprodução do que se tinha passado, havia momentos, mas em escala mais elevada: à cópula instintiva, brutal, feroz, instantânea dos ruminantes, seguia-se o coito humano meditado, lascivo, meigo, vagaroso.
Abalada profundamente em seu organismo, com a irritação de nervos aumentada por essas cenas cruas da natureza, torturada pela carne, mordida de um desejo louco de sensações completas, que não conhecia, mas que adivinhava, Lenita recolheu-se titubeando, fraquíssima.
(RIBEIRO, J. A carne. 4.ed. São Paulo: Ática, 1998. p. 55-56.)
Com base na primeira parte do trecho transcrito do romance, considere as afirmativas a seguir.
I. A ideia de julgar o ato sexual do touro e da vaca como imoral está em maior sintonia com os pudores de personagens românticas do que com a composição de Lenita, personagem naturalista.
II. O detalhamento da narração da aproximação entre o touro e a vaca é típico dos padrões naturalistas que incluem muitas associações com os animais e seus instintos.
III. A simplicidade detectada no ato sexual entre os animais revela a convergência da construção de Lenita com as forças da natureza.
IV. A identificação da sociedade como “hipócrita” demonstra como Lenita põe em xeque valores exibidos pela galeria de personagens naturalistas.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.