UNAERP 2016

Leia o trecho do discurso do papa Urbano II, proferido no Concílio de Clermont, em novembro de 1095.

A todos os que partirem e morrerem no caminho, em terra ou mar, ou que perderem a vida combatendo os pagãos, será concedida a remissão dos pecados. Que combatam os infiéis os que até agora se dedicavam a guerra privadas, com grande prejuízo dos fiéis. Que sejam doravante cavaleiros de Cristo os que não eram senão bandoleiros. Que lutem agora contra os bárbaros os que se batiam contra seus irmãos e seus pais. Que recebam as recompensas eternas os que até então lutavam por ganhos miseráveis. Que tenham uma dupla recompensa os que se esgotavam em detrimento do corpo e da alma. A terra que habitam é estreita e miserável, mas no território sagrado do Oriente há extensões de onde jorram leite e mel [...].

FRANCO JR., Hilário. As Cruzadas. 7. ed., São Paulo: Brasiliense, 1991, p. 27.

As Cruzadas foram campanhas militares destinadas a retomar e manter a chamada Terra Santa, regiões pelas quais supostamente passou Jesus Cristo. Dentre os fatores que impulsionaram a realização dessas campanhas, podemos mencionar, exceto,
a
os interesses do imperador bizantino em uma ofensiva contra os muçulmanos, para afastar sua pressão contra Constantinopla.
b
a promessa de satisfação material e de salvação eterna feita pela Igreja a todos aqueles que combatessem o chamado infiel muçulmano.
c
o anseio do papa Urbano II em mostrar força depois da Querela das Investiduras e do Cisma do Oriente, este em 1054, quando o patriarca de Constantinopla rejeitou a supremacia de Roma.
d
a proclamação, pela Igreja, da “Trégua de Deus”, que extinguiu os combates e os duelos entre os nobres em solo europeu, o que os levou a direcionar sua vitalidade ao empreendimento das Cruzadas.
e
a falta de terras para serem distribuídas entre os filhos não-primogênitos das camadas senhoriais, que passavam a duelar entre si ou a se dedicar ao crime como forma de angariar recursos e dar vazão à belicosidade inerente à sua criação militar.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar