Leia o trecho de Quincas Borba, de Machado de Assis, para responder às questão.
E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas1, soluços e sarabandas2, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.
(Quincas Borba, 1992.)
1 polca: tipo de dança.
2 sarabanda: tipo de dança.
De acordo com o narrador,
os momentos felizes são mais raros que os tristes.
os erros do passado não afetam o presente.
cada instante vivido deve ser festejado.
a existência é marcada por antagonismos.
a sabedoria está em perseguir a felicidade.
Para responder a essa questão, é necessário entender o trecho de Quincas Borba apresentado. O narrador fala sobre a alternância das emoções na vida, como se fosse uma dança entre alegria e tristeza, criando um equilíbrio. A metáfora das danças 'polcas' e 'sarabandas' serve para ilustrar essa variação entre momentos de júbilo e melancolia. A alternância entre lágrimas e risos é apresentada como algo que traz variedade à 'alma do mundo' e é essencial para o equilíbrio da vida.
Considere o que o texto sugere sobre a natureza das experiências humanas e suas emoções.
Atente-se à forma como o narrador descreve a alternância entre momentos de alegria e de tristeza.
Perceba que o texto utiliza danças como metáfora para representar os sentimentos.
Escolher uma opção baseada em uma interpretação superficial ou literal do texto, sem considerar o uso de metáforas.
Ignorar o contexto literário e o estilo do autor, Machado de Assis, que muitas vezes utiliza ironia e reflexões filosóficas em suas obras.
O conceito principal envolvido na questão é a interpretação de texto, focada na compreensão de metáforas e do tema abordado pelo autor. Machado de Assis, frequentemente, explora em suas obras as contradições da vida e a natureza humana, utilizando-se de ironia e filosofia.
O aluno deve ler o trecho com atenção, procurando compreender o sentido geral do que está sendo dito e como os elementos do texto (como as danças mencionadas) contribuem para a mensagem que o autor quer passar. Após essa análise, deve-se avaliar as alternativas de resposta e escolher aquela que melhor corresponde ao entendimento do texto.