Leia o trecho de O crime do Padre Amaro de Eça de Queirós, para responder a questão.
“Já tinha anoitecido quando a diligência, com as lanternas acesas, entrou na Ponte ao trote esgalgado dos seus magros cavalos brancos, e veio parar ao pé do chafariz, por baixo da estalagem do Cruz ; o caixeiro do tio Patrício partiu logo a correr para a Praça com o maço dos Diários Populares; o tio Baptista, o patrão, com o cachimbo negro ao canto da boca, desatrelava, praguejando tranquilamente; e um homem que vinha na almofada, ao pé do cocheiro, de chapéu alto e comprido capote eclesiástico, desceu cautelosamente, agarrando-se às guardas de ferro dos assentos, bateu com os pés no chão para os desentorpecer, e olhou em redor.
– Oh, Amaro! gritou o cônego, que se tinha aproximado, oh ladrão!
– Oh, padre-mestre! disse o outro com alegria. E abraçaram-se, enquanto o coadjutor, todo curvado, tinha o barrete na mão.
Daí a pouco as pessoas que estavam nas lojas viram atravessar a Praça, entre a corpulência vagarosa do cônego Dias e a figura esguia do coadjutor, um homem um pouco curvado, com um capote de padre. Soube-se que era o pároco novo; e disse-se logo na botica que era uma boa figura de homem.”
QUEIRÓS, Eça de. O crime do Padre Amaro. São Paulo: Ática, 1995. p. 23-24.
O romance O crime do Padre Amaro faz parte do conjunto de obras de Eça de Queirós, pertencentes ao Realismo/Naturalismo, escola literária e respectiva tendência que se opõe ao Romantismo, propondo a objetividade em detrimento da subjetividade na representação do mundo exterior.
Acerca do Realismo, é certo que
1. propõe uma “leitura” científica da realidade pela arte.
2. o contexto histórico, científico e social influenciou determinantemente suas características estéticas e, entre as transformações ocorridas na época, estão a crescente urbanização de metrópoles, as teorias de desenvolvimento do ser humano, tal qual a da teoria do evolucionista de Charles Darwin, assim como as teorias marxistas.
3. tinha no procedimento de observação o ponto de partida para o ato criativo.
4. almejava o retrato fiel e parcimonioso, livre de influências ideológicas na representação da realidade pela literatura.
5. o romance foi tomado como um documento social, livre de preconceitos e ideias deterministas.
6. na prosa e na poesia, concebe a literatura e o homem como determinantes do meio social.
7. contrastado com o Naturalismo, induz o leitor a interpretações e conclusões sobre fatos, enquanto este faz interpretações diretas dos fatos, expondo conclusões ao leitor.
8. focaliza aspectos de natureza sociológica, enquanto o Naturalismo focaliza questões de natureza “biopsicológica”.
9. tanto quanto o Naturalismo, é considerado anticlerical, antirromântico e antiburguês.
10. tem como tendência na poesia o Parnasianismo, regido pelas leis características da objetividade e descritivismo, marcado também pelos ideais de cientificismo e tentativa de imparcialidade.
A soma dos números das declarações acima corretas é:
55.
40.
33.
30.
29.