Leia o trecho de Memórias de um sargento de milícias, no qual se relata o primeiro encontro entre Leonardo e Maria:
Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, o que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria de hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitona. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era maganão. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos.
Assinale a alternativa que melhor analisa a passagem:
A exaltação dos valores morais embala a narrativa em um clima preparatório para o aparecimento da figura heroica de Leonardo, modelo de comportamento a ser seguido, conforme os preceitos da época.
Maria e Leonardo são dominados por seus instintos, o que evidencia a subordinação do comportamento do ser humano a sua natureza animal, ilustrando um traço típico do Romantismo, o determinismo.
Embora pertencente ao Romantismo, o fragmento exemplifica o caráter de exceção do livro, já que a atmosfera de idealização é quebrada, haja vista a maneira através da qual se dá a relação amorosa entre os personagens.
As personagens retratadas na passagem elucidam um traço temático muito frequente nas obras realistas: o foco dos enredos é voltado para as classes economicamente dominantes da época.