Leia o trecho de Eles não usam black-tie para responder a Questão.
Tião – Papai...
Otávio – Me desculpe, mas seu pai ainda não chegou. Ele deixou um recado comigo, mandou dizer pra você
que ficou muito admirado, que se enganou. E pediu pra você tomá outro rumo, porque essa não é casa de furagreve!
Tião – Eu vinha me despedir e dizer só uma coisa: não foi por covardia!
Otávio – Seu pai me falou sobre isso. Ele também procura acreditá que num foi por covardia. Ele acha que
você até que teve peito. Furou a greve e disse pra todo mundo, não fez segredo. Não fez como o Jesuíno que
furou a greve sabendo que tava errado. Ele acha, o seu pai, que você é ainda mais filho da mãe! Que você é um
traidô dos seus companheiro e da sua classe, mas um traidô que pensa que tá certo! Não um traidô por covardia,
um traidô por convicção!
Tião – Eu queria que o senhor desse um recado a meu pai...
Otávio – Vá dizendo.
Tião – Que o filho dele não é um "filho da mãe". Que o filho dele gosta da sua gente, mas que o filho dele tinha
um problema e quis resolvê esse problema de maneira mais segura. Que o filho é um homem que quer bem!
Otávio – Seu pai vai ficá irritado com esse recado, mas eu digo. Seu pai tem outro recado pra você. Seu pai
acha que a culpa de pensá desse jeito não é sua só. Seu pai acha que tem culpa.
Tião – Diga a meu pai que ele não tem culpa nenhuma.
Otávio – Se eu tivesse te educado mais firme, se te tivesse mostrado melhor o que é a vida, tu não pensaria em
não ter confiança na tua gente...
Tião – Meu pai não tem culpa. Ele fez o que devia. O problema é que não podia arriscá nada. Preferi tê o
desprezo do meu pessoal pra poder querer bem, como eu quero querer, a tá arriscado a vê minha mulhé sofrê
como minha mãe sofre, como todo mundo nesse morro sofre!
Otávio – Teu pai acha que tem culpa!
Tião – Tem culpa de nada, pai!
[...]
Romana (entrando) – Te mandou embora mesmo, não é?
Tião – Mandou!
Romana – Eu digo que vocês tudo estão com a cabeça virada!
Tião – Não foi por covardia e não me arrependo!
Romana – Eu sei. Tu é teimoso... e é um bom rapaz.
(...)
Tião – Não posso ficá, Maria... Não posso fica! ...
Maria (Para de chorar. Enxuga as lágrimas) – Então, vai embora... eu fico. Eu fico com Otavinho... Crescendo
aqui, ele vai tê medo... e quando tu acreditá na gente... por favor, volta! (sai)
Tião – Maria, espera! (correndo, segue Maria. Pausa.)
Otávio (entrando) – Já acabou?
Romana – Vai falar com ele, Otávio... vai!
Otávio – Enxergando melhó a vida, ele volta. (retorna ao quarto. Entram Chiquinho e Teresinha)
Chiquinho – Sabe, mãe, aquele samba...
Teresinha – O samba do "Nós não usa black-tie".
Chiquinho – Tá tocando no rádio...
Romana – O quê?
Teresinha – O samba do Juvêncio, aquele mulato das bandas do Cruzeiro!
Chiquinho – Ele tá chateado à beça. O samba tá com o nome de outro cara. (sai correndo)
Teresinha – Eu fiquei com pena do Juvêncio. Ta perto da bica, chorando! Chiquinho! (sai)
Romana, sozinha. Chora mansamente. Depois de alguns instantes, vai até a mesa e começa a separar o feijão.
Funga e enxuga os olhos...
Romana, sozinha. Chora mansamente. Depois de alguns instantes, vai até a mesa e começa a separar o feijão. Funga e enxuga os olhos...
GUARNIERI, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 2014. p. 101-103/107-108.
A peça teatral de Gianfrencesco Guarnieri evidencia aspectos históricos e sociais do século XX no Brasil, sobretudo das relações trabalhistas e do movimento do operariado brasileiro. De cunho moderno, tal peça está amparada nos pressupostos do gênero dramático e resulta da evolução do referido gênero literário no tempo.
Examine as sentenças acerca do trecho de Eles não usam black-tie, julgando-as por meio dos sinais C para corretas e I para incorretas.
1. Utiliza uma linguagem caracterizadora da classe social dos personagens envolvidos no drama: simples, cotidiana, ou às vezes vulgar.
2. Seguindo os moldes do gênero trágico, representa os homens melhores do que são, com ênfase em honradez, caráter e justiça – características constantes desta obra e das obras dramatúrgicas da modernidade.
3. As indicações de cena são incorporadas ao texto literário na modernidade para dar maior veracidade às produções.
4. A obra em questão trata de uma temática essencialmente brasileira e nova, já que as questões sociais e as teorias relacionadas ao trabalho só surgiram na segunda metade do Século XX.
5. A predominância neste tipo de gênero literário contempla longas descrições e longos períodos narrativos, o que muitas vezes prejudica o entendimento da história.
6. A função da literatura predominante encontrada em Eles não usam black-tie diz respeito à literatura de cunho político, aquela que tem como uma das características primordiais levar o leitor à reflexão e a uma possível ação.
7. O texto remete à cultura popular brasileira a partir do título extraído do nome de um samba, em tom depreciativo, já que o samba tem origem nas senzalas brasileiras.
8. A presença de temas universais como amor paterno e materno e posicionamentos do ser frente a questões morais é recorrente no gênero dramático, e aqui se repete, mas incorporando preocupações da modernidade.
9. A presença do narrador, em Eles não usam black-tie, permite uma visão mais ampla do contexto socioeconômico da época, já que ele dá uma visão de envolvimento com os fatos.
10. Essa peça, enquanto gênero literário dramático, mantém a tensão, impelindo a ação para o desfecho final.
Identifique a alternativa em que a sequência dos julgamentos das sentenças enumeradas acima é correta.
C, I, I, I, I, C, I, C, I, C.
C, C, C, I, I, C, I, I, C,C.
I, I, C, C, I, C, I, C, I, I.
C,C, I, I, I, C, C, I, I, C.
C, I, C, I, C, I, I, C, I, I.