UFAM 2021

Leia o trecho de Canaã, de Graça Aranha:

 

    “Lentz se esforçava por dormir e se debatia inutilmente para afastar os tumultuosos pensamentos que lhe galopavam na cabeça. As visões acumuladas nos últimos dias de travessia da mata persistiam em toda a sua força. Ora sentia-se esbraseado com o sol que inflamava as coisas e lhe queimava o sangue; ora sentia-se passar pela sombra úmida da floresta cuja exuberância e vida se filtravam deliciosamente até à sua alma; ora era o rio imenso, pujante que corria para ele, impelido por uma força desse poder misterioso que animava as moléculas mais íntimas de todo aquele mundo novo. E Lentz via por toda parte o homem branco apossando-se resolutamente da terra e expulsando definitivamente o homem moreno que ali se gerara. E Lentz sorria com orgulho na perspectiva da vitória e do domínio de sua raça. Um desdém pelo mulato, em que ele exprimia o seu desprezo pela languidez, pela fatuidade e fragilidade deste, turvou-lhe a visão radiosa que a natureza do país lhe imprimira no espírito. Tudo nele era agora um sonho de grandeza e triunfo... Aquelas terras seriam o lar dos batalhadores eternos, aquelas florestas seriam consagradas aos cultos temerosos das virgens ferozes e louras... Era tudo um recapitular da antiga Germânia. [...]”

ARANHA, Graça. Canaã. São Paulo, Ediouro, s/d. p. 78-79.

 

Canaã é um romance pré-modernista que narra a trajetória de dois imigrantes alemães na região de Porto Cachoeiro, no Espírito Santo: Milkau e Lentz.

 

O primeiro é um idealista e vê o Brasil como uma espécie de terra prometida; já o segundo, pelo excerto lido, pode-se afirmar que seja:

a

xenofóbico, racista e supremacista, sendo um homem que crê na superioridade do povo alemão sobre os demais povos.

b

patriótico, idealista e classista, sendo um homem que crê na igualdade entre o povo alemão e o brasileiro.

c

bélico, inquieto e preconceituoso, sendo focado na constante afirmação que faz para si mesmo sobre a inferioridade da raça alemã.

d

dominador, astuto e inteligente, ciente de que não se vê capaz de dominar os nativos e tornar a região uma colônia portuguesa.

e

narcisista, impulsivo e traidor, ciente de que fugiu da Alemanha por não acreditar que sua pátria poderia prosperar mais.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A

Resolução

Para responder corretamente, é essencial observar como Lentz expressa um claro sentimento de superioridade em relação aos nativos e às populações não-brancas, algo evidenciado na forma como ele se sente orgulhoso da ‘vitória e do domínio de sua raça’ e despreza o “homem moreno”. Seus pensamentos demonstram racismo, xenofobia e uma crença na supremacia do branco sobre os demais grupos. A alternativa correta é, portanto, aquela que descreve Lentz como xenofóbico, racista e supremacista.

Dicas

expand_more
Observe as expressões de soberba em relação ao homem moreno.
Foque no modo como Lentz relaciona a cultura europeia com o território brasileiro.

Erros Comuns

expand_more
Desconsiderar as frases no texto que evidenciam grande orgulho pela “raça branca”.
Confundir o idealismo de Milkau com a postura de Lentz.
Ignorar o contexto histórico do pré-modernismo e a presença de ideologias racistas na obra.
Revisão
O Pré-Modernismo no Brasil reúne obras publicadas no início do século XX que refletem tensões sociais e culturais da época, bem como o surgimento de vozes e visões distintas do que vinha sendo abordado no Realismo e no Simbolismo. Em Canaã, de Graça Aranha, aparece a figura do estrangeiro que, ao chegar ao Brasil, carrega consigo concepções culturais e ideológicas. O trecho destaca valores ligados ao racismo científico do século XIX, que influenciou concepções de superioridade racial e eugenia. Com esse pano de fundo, o personagem Lentz enxerga o Brasil como um espaço onde a “raça branca” deveria impor-se.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar