Leia o trecho da crônica de Lima Barreto (1881-1922) para responder à questão.
A estação teatral
O Theatro Municipal! É inviável. A razão é simples: é muito grande e luxuoso. Supondo que uma peça do mais acatado dos nossos autores provoque uma enchente, repercuta sobre a opinião, haverá no Rio de Janeiro e arredores gente suficiente para enchê-lo dez, vinte ou trinta vezes? Decerto, não. Se ele não encher pelo menos dez vezes, por peça, a receita dará para custear a montagem, pagar o pessoal etc.? Também não.
De antemão, portanto, pode-se afirmar, deixando de apelar para números exatos, que aquilo não é muito prático, é inviável. Bem: há adianto à educação artística da população em plateias vazias? Isso estimula autores que não são nem pateados1 nem aplaudidos? Até os próprios atores, quando olham as plateias vazias e indiferentes, perderão o passo, o gesto, o entusiasmo, ao declamarem lindas tiradas e tiverem que jogar um diálogo vivo.
Hão de concordar, pois, que isso de representar para duas dúzias de cadeiras simplesmente ocupadas e três camarotes abarrotados não constitui coisa alguma e não merece sacrifício nenhum dos poderes públicos.
Armaram um teatro, cheio de mármores, de complicações luxuosas, um teatro que exige casaca, altas toilettes2, decotes, penteados, diademas, adereços, e querem com ele levantar a arte dramática, apelando para o povo do Rio de Janeiro.
Não se tratava bem do povo. Eternamente ele vive longe desses tentamens3 e não é mesmo nele que os governantes pensam quando cogitam dessas cousas; mas vá lá; não foi bem para o povo; foi para o chefe da seção, o médico da higiene, o engenheiro da prefeitura, gente entre seiscentos mil- -réis e cento e pouco. Pelo amor de Deus! Os senhores veem logo que essa gente não tem casaca e não pode dar todo o mês uma toilette a cada filha, e também à mulher!
(Beatriz Resende (org.). Lima Barreto: cronista do Rio, 2017. Adaptado.)
1patear: bater com os pés no chão em sinal de desagrado ou protesto.
2toilette: ato de pentear, maquiar, vestir, para aparecer em determinadas cerimônias.
3tentâmen: tentativa, experimento.
No quinto parágrafo, “povo” e “o chefe da seção, o médico da higiene, o engenheiro da prefeitura” representam, respectivamente,
a totalidade da população da cidade e a parcela mais rica dessa população.
a parcela mais pobre e uma parcela economicamente intermediária da população da cidade.
a totalidade da população da cidade e a parcela mais pobre da população da cidade.
a parcela mais pobre e a parcela mais rica da população da cidade.
uma parcela economicamente intermediária e a parcela mais rica da população da cidade.