UFU 2020

    Leia o trecho a seguir, recortado da entrevista realizada por Daniel Rodrigues Aurélio a José Paulo Florenzano, cientista social e professor da PUC-SP

 

Jogo pensado

 

Professor da PUC-SP, o cientista social José Paulo Florenzano, nos mostra como o futebol pode ser um tema potente para reflexões dentro do campo da teoria social.

 

    O entrevistado tenta desarmar seu interlocutor com um estilo modesto e sem firulas, como se fosse um discreto e eficiente meio-campista, mas é difícil falar da relação entre futebol e Ciências Sociais sem pensar em seus trabalhos de craque. Por certo ele teria lugar entre os titulares da seleção brasileira de acadêmicos que pesquisam e refletem sobre as várias dimensões do esporte das massas, ao lado de Roberto Da Matta, Maurício Murad, Luis Henrique de Toledo, Bernardo Buarque de Hollanda, Plínio Labriola Negreiros, Hilário Franco Júnior e José Miguel Wisnik.

AURÉLIO, Daniel Rodrigues. Jogo pensado. Sociologia. Ano 8, Edição 76. São Paulo: Editora Escala, s.d., p. 7.

 

    Nesse parágrafo, que introduz a entrevista que o jornalista faz a Florenzano, é possível perceber a mobilização de um léxico característico do campo do futebol. O título dado à matéria que apresenta a entrevista, aliado a expressões introduzidas no texto tais como: “desarmar seu interlocutor”, “trabalhos de craque”, “seleção brasileira de acadêmicos” associam o tema da entrevista ao campo de produção de conhecimento do entrevistado.

 

Essa estratégia decorre da principal intenção comunicativa do jornalista, que é

a

apagar a dificuldade do tema por meio da omissão da terminologia típica do campo científico.

b

banalizar o conhecimento produzido no campo da teoria social em função da equiparação desse conhecimento com o do senso comum sobre o tema tratado.

c

introduzir um tom descontraído a fim de aproximar o conhecimento do senso comum sobre futebol do conhecimento do campo acadêmico produzido pelo entrevistado a respeito do tema. 

d

desmerecer as pesquisas do sociólogo entrevistado, uma vez que considera óbvio o conhecimento produzido por elas.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar