Leia o texto sobre a descoberta do mundo microscópico, para responder a questão.
Acredita-se que, em 1591, o primeiro microscópio tenha sido inventado por dois holandeses fabricantes de óculos: Hans e Zacharias Janssen.
Mais tarde, um outro holandês, Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723), utilizando microscópios com apenas uma lente, fez as primeiras observações de vários materiais biológicos, como os espermatozoides do sêmen de animais e os glóbulos vermelhos do sangue humano. Descobriu, com o uso desse equipamento, a existência dos micróbios (micro-organismos).
Em 1655, o inglês Robert Hooke criou o primeiro microscópio composto que era formado por uma lente ocular e por uma lente objetiva.
Atualmente, os microscópios têm sido aperfeiçoados gradativamente e, hoje, os mais sofisticados são os eletrônicos.
O olho humano tem poder de resolução de aproximadamente um décimo de milímetro (0,1 mm) ou cem micrômetros (100 µm), o que impede a observação, a olho nu, de muitas estruturas biológicas.
Por outro lado, microscópios ópticos de boa qualidade têm limite de resolução da ordem de 0,00020 mm ou 0,20 µm, permitindo a ampliação da visão humana cerca de 500 vezes. Com o advento do microscópio eletrônico, o poder de resolução foi aumentado cerca de 1000 vezes em relação ao microscópio óptico.
Pensando nessas informações, observe a escala a seguir que apresenta as dimensões de algumas estruturas e organismos.
1 mm (milímetro) = 10-3m
1 µm (micrômetro) = 10-6m
1 nm (nanômetro) = 10-9m
Lipídios: gordura
Cloroplasto: organela vegetal
Ovo de peixe: gameta feminino fecundado
Tendo como base essa escala, assinale a alternativa que associa, corretamente, a estrutura química ou biológica com a maneira pela qual ela pode ser visualizada.
Mitocôndrias, a olho nu.
Óvulo animal, a olho nu.
Vírus, pelo microscópio óptico.
Molécula de glicose, pelo microscópio óptico.
Cloroplastos das células vegetais, a olho nu.