Leia o TEXTO para responder à questão.
TEXTO
MUDANÇA TECNOLÓGICA E EMPREGO
(1) A relação entre progresso tecnológico e emprego é fundamentalmente dinâmica no capitalismo. O apogeu e o declínio de setores sob o impacto de novos produtos e técnicas influenciam diretamente a criação e a destruição de postos de trabalho.
(2) As mudanças que se processam, nas últimas décadas, no mercado de trabalho brasileiro, refletem, até certo ponto, as mudanças que ocorrem no mundo do trabalho nos países industrializados mais adiantados. O padrão "crescimento sem empregos", que foi característico da agricultura por tanto tempo, pode, nos tempos atuais, se tornar o padrão normal de desenvolvimento da indústria de transformação das economias industriais maduras. Claramente, este fato significa uma transformação estrutural da maior relevância nestas economias, que, por si só, justifica, certamente, o estudo da influência da tecnologia sobre o emprego.
(3) A partir dos anos 1980, nas economias industrializadas avançadas, a perda de participação do emprego industrial foi acompanhada pelos níveis de desemprego mais altos e longos do pós-guerra, pela destruição virtual de várias ocupações e pelo aumento do emprego precário, que não entra nas estatísticas de desemprego convencionais. Houve também uma progressiva erosão dos direitos dos trabalhadores, da previdência social e de outros benefícios que eram elementos importantes dos direitos de cidadania social estabelecidos como parte do consenso do pós-guerra. São tempos de mudança. Não apenas em termos econômicos e tecnológicos, mas também na forma da identidade social num contexto de crescente desemprego.
(4) O impacto da mudança tecnológica e da tecnologia de informática afetou a natureza do trabalho em vários setores, tornou obsoletas algumas ocupações e criou novas, exigiu outro tipo de formação e qualificação para o trabalhador e reduziu o número de postos de trabalho em grande número de setores. Outra mudança no mundo do trabalho foi o decréscimo relativo da ocupação nos setores produtores de bens e o crescimento do emprego nos serviços. As mudanças na organização da produção e na atividade produtiva estão relacionadas, até certo ponto, às mudanças tecnológicas em curso.
MILLER, L. M. Mudança tecnológica e o emprego. Revista da ABET, v. II, n. 2. 2002. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/index.php/abet/article/viewFile/15473/8844>. Acesso em: 20 out. 2018 (adaptado).
Textos podem ser escritos de maneira mais ou menos formal, a depender de diversos fatores, como contexto de circulação, público a quem se destina, entre outros. Em relação ao tipo de registro em que foi escrito o TEXTO, assinale a alternativa CORRETA.
É escrito em linguagem formal e demonstra adequação às regras da norma culta da língua portuguesa, característica comum em textos acadêmico-científicos.
Por possuir um interlocutor específico e manter frequente diálogo com ele no TEXTO, a autora aproxima-se da linguagem coloquial e privilegia os usuários de uma única variedade linguística.
Embora seja escrito em linguagem predominantemente formal, o trecho "crescimento sem empregos" (2º parágrafo), que está entre aspas por ser uma expressão coloquial, confere tom informal ao texto.
A utilização de palavras como “apogeu”, “erosão” e “obsoletas” (1º, 3º e 4º parágrafos, respectivamente) aproxima o texto escrito do que se praticaria na oralidade, o que demonstra o uso da norma culta.
Por possuir um interlocutor específico e pela autora interagir com esse público, o TEXTO se distancia da norma culta da língua, que exige certo distanciamento do interlocutor.