UNIVAG 2020

Leia o texto para responder à questão.


O “Divino Bachô”


    Há três séculos — exatamente entre 1644 e 1694 — vivia no Japão o grande poeta Bachô, considerado por muitos o mais admirável representante da poesia no seu país, tanto pela perfeição de seus poemas como pela pureza de sua vida. Chamam esse poeta de “divino Bachô”, resumindo nessa expressão sua glória de homem e de artista. Tendo abandonado suas atividades de muito jovem funcionário, tornou-se monge budista, levando existência errante. Mais tarde, teria passado a habitar uma cabana, à sombra de uma bananeira, de onde lhe veio o nome de Bachô, que é pseudônimo literário.
    Embora tenha sido também fino prosador, Bachô é mais conhecido no Ocidente pelos seus breves poemas de dezessete sílabas que, no Japão, se chamam hái-kái ou hái-ku, tipo de composição a que ele e os da sua escola imprimiram brilho e dignidade excepcionais.
    O hái-kái tem sido tentado por muitos poetas ocidentais, seduzidos pela sua extrema concisão de forma. Os elementos que nele se dispõem e são diretamente perceptíveis pelos sentidos, evocam, para os japoneses, sugestões que o Ocidente em geral não pode captar, por aludirem a circunstâncias, pessoas, acontecimentos inerentes ao Japão e ao seu povo. Às vezes, a poesia decorre de jogos de palavras, intraduzíveis em outros idiomas.
    Há um hái-kái de Bachô que se tornou famoso no Ocidente. E nesse, embora, pelo lado plástico nos ofereça uma inesquecível imagem, o conteúdo moral se torna transparente, de modo que o pequeno poema vale duplamente, pela forma e pelo sentido. Na verdade, ele fora composto por Kikaku, um dos discípulos favoritos de Bachô. E dizia:


“Uma libélula rubra.
Tirai-lhe as asas:
uma pimenta.”


    Bachô, diante da imagem cruel, corrigiu o poema de seu discípulo, com uma simples modificação dos termos:


“Uma pimenta.
Colocai-lhe asas:
uma libélula rubra.”


    Este pequeno exemplo de compaixão, conservado num breve poema japonês de trezentos anos, emociona e confunde estes nossos grandiosos tempos bárbaros. Mas sua luz não se apaga, até se vê melhor — porque vastas e assustadoras são as trevas dos nossos dias.

(Cecília Meireles. “O ‘Divino Bachô’”. Escolha o seu sonho, s/d. Adaptado.)

Sem prejuízo de sentido ao texto e em conformidade com a norma-padrão, as passagens do primeiro parágrafo “Chamam esse poeta de ‘divino Bachô’” e “Tendo abandonado suas atividades de muito jovem funcionário, tornou-se monge budista, levando existência errante” admitem, respectivamente, as reescritas:

a

Chamam a ele ‘divino Bachô’ / Mas teve de abandonar suas atividades de muito jovem funcionário, passou a monge budista, levando existência de regalias.

b

Chamam-no de ‘divino Bachô’ / Depois de ter abandonado suas atividades de muito jovem funcionário, transformou-se em monge budista, levando existência nômade.

c

Chamam o poeta de ‘divino Bachô’ / Ainda que tenha abandonado suas atividades de muito jovem funcionário, converteu-se monge budista, levando existência conturbada.

d

Chamam-lhe de ‘divino Bachô’ / Quando teve de abandonar suas atividades de muito jovem funcionário, transfigurou-se em monge budista, levando existência de vagabundo.

e

Chamam-o ‘divino Bachô’ / Para abandonar suas atividades de muito jovem funcionário, optou-se em ser monge budista, levando existência contraditória.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar