Leia o texto para responder à questão.
No espaço de três meses fez-se maravilhosa mudança nos costumes de Simão. As companhias da ralé desprezou- -as. Saía de casa raras vezes, ou só, ou com a irmã mais nova, sua predileta. O campo, as árvores, e os sítios mais sombrios e ermos eram o seu recreio. Nas doces noites de estio demorava-se por fora até ao repontar da alva. Aqueles que assim o viam admiravam-lhe o ar cismador e o recolhimento que o sequestrava da vida vulgar. Em casa encerrava- -se no seu quarto, e saía quando o chamavam para a mesa.
D. Rita pasmava da transfiguração, e o marido, bem convencido dela, ao fim de cinco meses, consentiu que seu filho lhe dirigisse a palavra.
Simão Botelho amava. Aí está uma palavra única, explicando o que parecia absurda reforma aos dezessete anos.
Amava Simão uma sua vizinha, menina de quinze anos, rica herdeira, regularmente bonita e bem-nascida. Da janela do seu quarto é que ele a vira a primeira vez, para amá-la sempre. Não ficara ela incólume da ferida que fizera no coração do vizinho: amou-o também, e com mais seriedade que a usual nos seus anos.
O magistrado e sua família eram odiosos ao pai de Teresa, por motivos de litígios, em que Domingos Botelho lhe deu sentença contra. Afora isso, ainda no ano anterior dois criados de Tadeu de Albuquerque, pai de Teresa, tinham sido feridos na celebrada pancadaria da fonte. É, pois, evidente que o amor de Teresa, declinando1 de si o dever de obtemperar2 e sacrificar-se ao justo azedume do pai, era verdadeiro e forte.
(Camilo Castelo Branco. Amor de Perdição, 1994. Adaptado.)
1declinar: afastar.
2obtemperar: aceitar.
No texto, a organização das informações segue o modo narrativo em que sequências descritivas e dissertativas estão inseridas.
Uma sequência predominantemente descritiva e outra dissertativa estão exemplificadas, respectivamente, em:
“O campo, as árvores, e os sítios mais sombrios e ermos eram o seu recreio” / “Saía de casa raras vezes, ou só, ou com a irmã mais nova, sua predileta”.
“Aí está uma palavra única, explicando o que parecia absurda reforma aos dezessete anos” / “Aqueles que assim o viam admiravam-lhe o ar cismador e o recolhimento que o sequestrava da vida vulgar”.
“O magistrado e sua família eram odiosos ao pai de Teresa, por motivos de litígios, em que Domingos Botelho lhe deu sentença contra” / “Simão Botelho amava”.
“Da janela do seu quarto é que ele a vira a primeira vez, para amá-la sempre” / “dois criados de Tadeu de Albuquerque tinham sido feridos na celebrada pancadaria da fonte”.
“Amava Simão uma sua vizinha, menina de quinze anos, rica herdeira, regularmente bonita e bem-nascida” / “É, pois, evidente que o amor de Teresa, declinando de si o dever de obtemperar e sacrificar-se ao justo azedume do pai, era verdadeiro e forte”.