Leia o texto para responder à questão.
Na Matemática, a comunicação ocorre por meio de uma linguagem simbólica especifica. Conhecer as regras dessa simbologia é essencial para que possamos ”traduzir” um problema, proposto inicialmente em linguagem natural*, para a linguagem matemática.
*linguagem de uso geral, escrita e/ou falada por uma comunidade humana
Pensando nisso, considere a seguinte situação:
Certo dia, saíram dois ônibus de uma Etec para uma visita à Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Uma das professoras, responsável pela contagem do total de alunos, observou que,
• em um dos ônibus, havia 3 alunos a mais que no outro;
• no ônibus com mais alunos, dois terços dos alunos eram moças;
• no ônibus com menos alunos, três quintos dos alunos eram moças e,
• do total de alunos que foram à visita, 34 eram rapazes.
Se x representa o número total de alunos no ônibus com mais alunos, e y representa o número total de alunos do outro ônibus, então, ao ”traduzir” o problema proposto para a linguagem matemática, obtém-se
\(\{ \begin{matrix}x+y=3\\5x+6y=510\end{matrix}\)
\(\{ \begin{matrix}x+y=3\\x+2y=34\end{matrix}\)
\(\{ \begin{matrix}x-y=3\\x+2y=34\end{matrix}\)
\(\{ \begin{matrix}x-y=3\\5x+6y=34\end{matrix}\)
\(\{ \begin{matrix}x-y=3\\5x+6y=510\end{matrix}\)