Leia o texto para responder à questão.
Inclusão digital: fim ou fortalecimento da identidade indígena?
A inclusão digital dos indígenas é polêmica. Afinal, essa globalização contribui para o fortalecimento ou para a perda de sua identidade cultural?
Para o professor de Antropologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Estevão Fernandes, os indígenas sabem que a internet e o celular são meios importantes para garantir a visibilidade de sua identidade cultural e servem como instrumento de luta para exigir seus direitos.
Já para o professor de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Guilherme Nery Atem, essa inclusão digital pode levar ao enfraquecimento das identidades indígenas, pois representa a imposição da cultura dominante, dos brancos, sobre a diversidade cultural dos povos nativos.
(André Ramalho, Manoela Mayrink. Uninclusão, 15.11.2009, www.uff.br. Adaptado)
Os professores Estevão Fernandes e Guilherme Nery Atem
compartilham a opinião de que a inclusão digital fará com que as comunidades indígenas se tornem mais livres e independentes da cultura dominante.
defendem a ideia de que as comunidades indígenas deverão se distanciar cada vez mais de suas raízes quando a inclusão digital indígena se concretizar.
concordam que a inclusão digital contribui para reforçar a identidade dos diferentes povos indígenas e garantir que seus direitos sejam respeitados.
têm opiniões opostas quanto à inclusão digital indígena, pois o primeiro acredita que ela pode fortalecer a identidade indígena, enquanto o segundo pensa que ela pode enfraquecer essa identidade.
têm opiniões diferentes quanto à inclusão digital indígena, pois o primeiro acredita que ela prejudica o diálogo entre os povos indígenas, enquanto o segundo pensa que ela favorece a integração entre eles.