Leia o texto para responder a questão.
Do you speak english?
“Hey, man!”, gritam duas crianças, enquanto atravessam a rua Sergipe, em São Paulo. Em um período de dez minutos, outras sete pessoas, em carros e motos, passam soltando cumprimentos em inglês.
Elas se dirigem ao vendedor de balas que trabalha naquele ponto há 21 anos. Não é um vendedor qualquer. É “Joseph Robert” da Silva, 46, “nickname”1 Bob Chiclete, que só vende suas balas de eucalipto e hortelã falando “in English”.
E onde ele aprendeu a falar?
“It’s easy. Here, at the corner”, responde dizendo que é fácil, aprendeu nas esquinas.
“Um dia, perguntei a um estudante como se dizia ´bom-dia` em inglês. Depois, soube o que era ´my friend`. E assim fui engrenando e melhorando a abordagem.”
Com o tempo, alguns conhecidos lhe deram livros didáticos que ele estuda com afinco durante a tarde, ao chegar em casa, em Embu, depois de vender balas das 9h às 14h. “I study a lot”2 , afiança.
Além de livros, ele também ganha roupas de presente dos clientes que, em sua maioria, viraram amigos do popular vendedor. Na quinta-feira passada, vestia um sapato de couro preto com bico fino, calça de linho verde-musgo, camisa mostarda, gravata e blazer grafite. Mesmo tão bem-vestido, diz que já sofreu preconceito de quem acha absurdo ele saber inglês.
O vendedor brinca que só faz negócio com quem corresponde. E por que tudo isso, afinal? “É meu marketing.” Vende mais? “Of course!” – diz, dando certeza. Mas em seguida relativiza “I hope”, isto é, “espero que sim”.
Mas parece que é verdade. Na mesma hora uma moça buzina para ele se aproximar e leva dois pacotes de balas. É a bancária Bruna L., 21, que “sempre compra” de Bob Chiclete, ela própria falando inglês com ele. No período da tarde, Bob costuma ter vendido tudo.
Quem não entende a língua se cativa com a simpatia: “Ele está sempre aqui, bonitão assim, é um barato”, diz o fotógrafo Waldir G., 53, em outro carro. “Não sei inglês, mas me divirto.”
(Cristina Moreno de Castro, Folha de S. Paulo, 09.05.2011. Adaptado)
1 nickname: apelido
2 I study a lot.: Eu estudo muito.
Assinale a alternativa CORRETA de acordo com a leitura do texto.
Com o dinheiro da venda de balas e chicletes, Joseph Robert pretende, no futuro, frequentar um curso regular de língua inglesa.
Utilizar frases em inglês, ter simpatia e um visual diferenciado são estratégias de que Bob Chiclete se serve para fazer seu marketing pessoal.
Alguns estudantes do bairro tomaram a iniciativa de ensinar a língua inglesa ao vendedor e também lhe atribuíram o apelido de Bob Chiclete.
Graças ao bom humor e às brincadeiras em inglês, Bob Chiclete assegura que passou a vender mais mercadoria, o que o obrigou a ampliar o horário de trabalho.
Apesar da popularidade, o vendedor comenta que já sofreu discriminação, especialmente por parte de pessoas mais jovens que consideram absurdo ele saber inglês.