Leia o texto para responder à questão.
Apesar das grandes diferenças existentes entre o Ocidente, governado pelos germanos, e o Oriente, grego sob o domínio romano, houve também continuidades. Até ao menos a expansão do islamismo, no século VII, a cultura antiga, agora já como parte da nova ordem cristã, persistiu, assim como os contatos comerciais entre essas duas grandes regiões. O latim continuou como língua de comunicação. Por outro lado, a adoção do cristianismo como religião pelo Estado romano criara condições para o desenvolvimento de um modo de pensar e de viver que diferia em muitos pontos dos princípios da cultura greco-latina, que reconhecia a diversidade e a existência de inúmeros deuses, o que não era mais possível no mundo do cristianismo de Estado.
(Pedro Paulo Funari. Grécia e Roma, 2019.)
A frase “Até ao menos a expansão do islamismo, no século VII, a cultura antiga, agora já como parte da nova ordem cristã, persistiu, assim como os contatos comerciais entre essas duas grandes regiões” revela o entendimento de que
a reação à expansão islâmica permitiu a construção de uma nova ordem continental, a partir da unificação dos vários reinos europeus.
a combinação de elementos culturais católicos e islâmicos permitiu a restauração de práticas religiosas da Antiguidade clássica.
a difusão do islamismo eliminou a influência religiosa católica no Oriente europeu após a conquista de Jerusalém pelos árabes.
a conquista islâmica da Península Ibérica e dos reinos centrais da Europa interrompeu as relações comerciais entre Ocidente e Oriente.
a expansão islâmica em território europeu representou um abalo no predomínio das tradições e da cultura clássica no continente.