INSPER 2019/2

Leia o texto para responder à questão.

 

    A Escrava Isaura foi composta fora do enquadramento habitual dos outros romances e é algo excêntrica em relação a eles: conta as desditas de uma escrava com aparência de branca, educada, de caráter nobre, vítima dum senhor devasso e cruel, terminando tudo com a punição dos culpados e o triunfo dos justos. A narrativa se funda em pessoas e lugares alheios à experiência de Bernardo Guimarães — fazenda luxuosa de Campos, a cidade do Recife — reclamando esforço aturado de imaginação. O resultado não foi bom: o livro se encontra mais próximo das lendas que dos outros romances, quando o seu próprio caráter de tese requeria maior peso de realidade.

    O malogro da obra é devido em parte à tese que desejou expor, e que faz da construção novelística mero pretexto, já que não soube transcender o tom esquemático, de parábola. Mas, considerada a situação brasileira do tempo, daí provém igualmente o alcance humano e social que consagrou o livro, destacando-o como panfleto corajoso e viril, que pôs em relevo ante a imaginação popular situações intoleráveis de cativeiro. Numa literatura tão aplicada quanto a nossa, não é qualidade desprezível. Tanto mais quanto o romancista timbrou em passar da descrição à doutrina, pondo na boca de personagens (sobretudo na parte decorrida em Recife) tiradas e argumentos abolicionistas.

(Antonio Candido. Formação da literatura brasileira, 2000. Adaptado.)

A personagem apresentada no trecho pelo narrador é Isaura, uma escrava que foi criada e educada fora da senzala.

 

No texto, essa figura feminina é descrita

a

de modo sensual, como uma escrava que se destaca das demais e inspira o amor. 

b

com ênfase em sua simplicidade, que se opõe à suntuosidade da casa onde mora.

c

pelo espírito misterioso que a envolve e que desperta a atenção do narrador. 

d

como dona de uma beleza superior, idealização que se opõe à sua condição de escrava. 

e

em função de sua nativa tristeza, que não se justifica em função do quanto é bela

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Resposta
D

Resolução

A questão pede para identificar como a personagem Isaura é descrita no trecho do texto de Antonio Candido.

Passo 1: Leitura atenta do texto.
O texto de Antonio Candido analisa o romance "A Escrava Isaura" de Bernardo Guimarães. Devemos focar na descrição que Candido faz da personagem ou da forma como ela é apresentada no romance, segundo a análise dele.

Passo 2: Identificar a descrição de Isaura no texto.
O primeiro parágrafo descreve a trama e a personagem: "conta as desditas de uma escrava com aparência de branca, educada, de caráter nobre, vítima dum senhor devasso e cruel". Essa é a descrição central fornecida por Candido.

Passo 3: Analisar as características destacadas.
As características principais são:

  • Condição: "escrava"
  • Aparência: "aparência de branca"
  • Educação: "educada"
  • Caráter: "caráter nobre"
  • Situação: "vítima dum senhor devasso e cruel", sofre "desditas"
Percebe-se um forte contraste entre suas qualidades (aparência, educação, nobreza de caráter) e sua condição social (escrava).

Passo 4: Avaliar as alternativas com base na análise.

  • A - de modo sensual, como uma escrava que se destaca das demais e inspira o amor. O texto não menciona sensualidade nem que ela inspira amor. Foca na sua aparência branca, educação e nobreza de caráter, contrastando com a escravidão.
  • B - com ênfase em sua simplicidade, que se opõe à suntuosidade da casa onde mora. O texto a descreve como "educada" e de "caráter nobre", o que não sugere simplicidade. A oposição principal não é com a casa, mas com sua condição de escrava.
  • C - pelo espírito misterioso que a envolve e que desperta a atenção do narrador. Não há menção a mistério. A descrição é direta sobre suas qualidades e condição. O narrador (Candido) está analisando, não expressando atenção pessoal despertada por mistério.
  • D - como dona de uma beleza superior, idealização que se opõe à sua condição de escrava. A "aparência de branca" e o "caráter nobre" podem ser interpretados como indicativos de uma beleza e virtude idealizadas (especialmente no contexto da época e do gênero literário). Essa idealização ("caráter nobre", talvez beleza implícita na "aparência de branca") contrasta fortemente com sua "condição de escrava". A menção de Candido que o livro se aproxima de "lendas" também reforça a ideia de idealização. Esta alternativa capta o contraste central apontado.
  • E - em função de sua nativa tristeza, que não se justifica em função do quanto é bela. O texto menciona suas "desditas" e ser "vítima", o que justificaria tristeza, mas não a descreve como tendo uma "nativa tristeza". Também não há relação explícita entre beleza e falta de justificativa para a tristeza no texto.

Passo 5: Concluir qual alternativa é a correta.
A alternativa D é a que melhor resume a descrição de Isaura presente no texto de Antonio Candido, focando na idealização de suas qualidades (beleza implícita, nobreza) em oposição direta à sua condição de escravizada.

Portanto, a alternativa correta é a D.

Dicas

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Concentre-se exclusivamente nas informações e opiniões apresentadas no trecho de Antonio Candido.
Identifique as palavras-chave que Candido usa para descrever Isaura: "escrava", "aparência de branca", "educada", "caráter nobre".
Procure a alternativa que melhor sintetiza o contraste entre as qualidades de Isaura e sua condição social, conforme apontado por Candido.

Erros Comuns

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Interpretar a questão com base no conhecimento prévio sobre o romance "A Escrava Isaura", em vez de se ater estritamente ao que o texto de Antonio Candido afirma.
Confundir a descrição da personagem no romance original com a análise crítica de Antonio Candido sobre essa descrição.
Não perceber o contraste central apontado por Candido entre as qualidades idealizadas de Isaura e sua condição de escrava.
Atribuir características a Isaura que não são mencionadas no trecho (como sensualidade, simplicidade ou mistério).
Interpretar mal a crítica de Candido, como achar que ele elogia a construção da personagem sem ressalvas (quando ele aponta o caráter esquemático e de tese).
Revisão

Análise Literária:

É o estudo e interpretação de textos literários. Envolve examinar elementos como enredo, personagens, linguagem, temas, contexto histórico e a perspectiva do autor ou crítico. Neste caso, temos um texto crítico de Antonio Candido sobre uma obra de Bernardo Guimarães.

Descrição de Personagem:

Refere-se à forma como um autor (ou crítico, neste caso) apresenta as características físicas, psicológicas, sociais e morais de uma personagem. A descrição pode ser direta ou indireta.

Romantismo Brasileiro e Abolicionismo:

"A Escrava Isaura" (1875) é uma obra do Romantismo brasileiro tardio. Embora muitas obras românticas idealizassem a realidade, algumas, como esta, engajaram-se em causas sociais, como o Abolicionismo. A idealização da personagem (branca, culta, nobre) servia, paradoxalmente, para sensibilizar o público leitor (majoritariamente branco e de elite) para a injustiça da escravidão, ao mostrar que mesmo alguém com tais qualidades poderia ser escravizada.

Texto Crítico:

É um texto que analisa e avalia uma obra (literária, artística, etc.). Antonio Candido é um dos maiores críticos literários brasileiros, e seu texto oferece uma interpretação sobre as qualidades e defeitos de "A Escrava Isaura". É fundamental distinguir a voz do crítico (Candido) da voz do autor do romance (Guimarães).

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