Leia o texto para responder a questão.
A chuva ácida é um dos problemas ambientais mais sérios da atualidade, causado, principalmente, pelos gases tóxicos liberados na queima de combustíveis como carvão e derivados do petróleo (gasolina e diesel).
Depois que as chaminés das indústrias e os escapamentos dos carros despejam no ar a sujeira da combustão, uma parte da poluição reage com o vapor de água e outros componentes da atmosfera.
Nesse processo, os gases poluentes se transformam em ácidos, que caem sobre a terra, misturados com a chuva, neblina ou nevoeiro. Daí vem a acidez da chuva, que pode destruir florestas, acabar com os nutrientes do solo, matar a vida aquática e prejudicar a saúde humana.
No Brasil, uma das cidades que mais sofria com as chuvas ácidas era São Paulo.
Na última década, a situação melhorou com a adoção de medidas antipoluição. “Em primeiro lugar, os combustíveis foram purificados, diminuindo a quantidade de enxofre que origina o ácido sulfúrico da chuva ácida. Em segundo, todas as indústrias do município instalaram filtros. E, por último, a maioria dos veículos já tem catalisadores que reduzem a poluição da queima de combustíveis. Com isso, a chuva de São Paulo, hoje, é apenas levemente ácida”, diz a química Adalgiza Fornaro, da Universidade de São Paulo (USP).
(http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-chuva-acida Acesso em: 06.02.2014. Adaptado
O ácido oxigenado presente na chuva ácida, mencionado no texto, tem moléculas formadas por três elementos químicos.
Sua fórmula molecular é
HS2
H2S
HSO
H2SO3
H2SO4