FPP Demais Cursos 2018

Leia o texto.

 

Hermafroditas e com 32 cérebros: as sanguessugas e sua utilização pela medicina  

 

Elas são algumas das criaturas mais repugnantes de que a medicina já precisou e, apesar dos avanços da tecnologia, continuam sendo vitais 

 

Sanguessugas são animais hermafroditas com 32 cérebros, nove pares de testículos e uma mandíbula com três filas de cem dentes cada uma. Elas são úmidas e gosmentas e, ao longo da história, foram temidas, odiadas e amadas pela humanidade. Mas não importa o quanto avancemos tecnologicamente: ainda não surgiu nada para substituir o seu uso. 

O laboratório BioPharm, no País de Gales, cria dezenas de milhares desses anelídeos, parecidos com lesmas escuras, para uso em hospitais em várias partes do mundo. Os animais são deixados sem alimento entre seis e nove meses, a fim de estarem famintos na hora de "trabalhar" – em outras palavras, sugar o sangue de um paciente. Esse é o seu papel como ferramenta fundamental na cirurgia reconstrutiva contemporânea. 

 

Os quatro humores  

 

A fama das sanguessugas vem de tempos remotos: "Um aspecto interessante sobre as sanguessugas é que elas aparecem de forma repetida ao longo da história da humanidade e em todas as culturas humanas", afirmou Robert Kirk, professor de Humanidades e História da Medicina na Universidade de Manchester, na Inglaterra.Os babilônios se referiam às sanguessugas como filhas da deusa da medicina, mas também eram consideradas criaturas perigosas capazes de drenar o sangue de qualquer um. "Nessa cultura ancestral, as sanguessugas representavam tanto uma ameaça à saúde como uma ferramenta de cura", acrescenta.  

Essa visão permaneceu ao longo dos tempos, à medida que as criaturas eram usadas por egípcios, gregos e romanos e por povos na China, na Índia e na Europa Ocidental, até os dias de hoje. 

Houve até um tempo em que os anelídeos eram muito caros, pois representavam a solução para qualquer mal-estar. Os médicos acreditavam na teoria dos quatro "humores": determinados estados da mente eram causados por excesso de sangue no corpo – sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra.Assim, para restaurar o equilíbrio do corpo e virtualmente curar qualquer doença, às vezes era preciso drenar parte do sangue do paciente.

Disponível em: . Acesso em: 13/06/17.

 

As sanguessugas descritas no texto são animais 

a

deuterostômios.

b

pseudocelomados. 

c

epineuros.

d

enterocélicos. 

e

triblásticos. 

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar