Leia o texto e observe o mapa para responder à questão.
A partir do início do século XVII, padres jesuítas espanhóis fundaram povoados nos quais reuniram populações indígenas da região da bacia do rio da Prata. Os trinta povos das missões, como ficaram conhecidos esses aldeamentos, eram formados especialmente por índios guarani, tradicionais habitantes locais. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, esses povoados ficavam na área pertencente à Espanha.
Entretanto, com a assinatura do Tratado de Madri, em 1750, os limites entre as terras sob controle espanhol e português na América do Sul foram redefinidos. Conforme o novo acordo, sete povoados guarani que ficavam a leste do rio Uruguai foram incorporados aos domínios portugueses e, por essa razão, seus habitantes foram obrigados a se mudar para a margem oeste do rio.
Os povos guarani guerrearam pelo direito de permanecer em seus povoados e, como foram derrotados em 1756 pelas tropas ibéricas, acabaram se estabelecendo, em sua maioria, na região sob controle espanhol.
De acordo com as informações apresentadas no texto e no mapa, é correto afirmar que
os jesuítas espanhóis estabeleceram as suas missões em 1756, na região que hoje corresponde a São Paulo, Paraguai e Argentina.
os índios guarani, obedecendo ao Tratado de Madri, se estabeleceram em novos povoados fundados nos arredores de Assunção, Curitiba e Florianópolis
os portugueses fundaram trinta reduções jesuíticas às margens do rio da Prata, atendendo ao que havia sido definido pelo Tratado de Tordesilhas no início do século XVII.
os povoados formados por jesuítas e indígenas na bacia do Prata foram diretamente afetados pelo Tratado de Madri, acordo de limites assinado em 1750.
os espanhóis recuperaram, com o Tratado de Tordesilhas, a região de Porto Alegre, tomada pelos índios guarani que não aceitaram ser realocados.