Leia o texto e observe o mapa para responder à questão.
A partir do início do século XVII, padres jesuítas espanhóis fundaram povoados nos quais reuniram populações indígenas da região da bacia do rio da Prata. Os trinta povos das missões, como ficaram conhecidos esses aldeamentos, eram formados especialmente por índios guarani, tradicionais habitantes locais. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, esses povoados ficavam na área pertencente à Espanha.
Entretanto, com a assinatura do Tratado de Madri, em 1750, os limites entre as terras sob controle espanhol e português na América do Sul foram redefinidos. Conforme o novo acordo, sete povoados guarani que ficavam a leste do rio Uruguai foram incorporados aos domínios portugueses e, por essa razão, seus habitantes foram obrigados a se mudar para a margem oeste do rio.
Os povos guarani guerrearam pelo direito de permanecer em seus povoados e, como foram derrotados em 1756 pelas tropas ibéricas, acabaram se estabelecendo, em sua maioria, na região sob controle espanhol.
Sobre a organização religiosa que fundou os povoados na bacia do Prata, assinale a alternativa correta de acordo com o contexto apresentado no texto e no mapa.
O Franciscanismo se associou às populações indígenas no intuito de criar nações americanas independentes da Espanha e de Portugal.
O Calvinismo foi o principal aliado da Espanha na evangelização dos povos nativos da América do Sul desde a fundação das primeiras vilas.
A Reforma Protestante disseminou os ideais de Martinho Lutero na América do Sul e foi impedida de se instalar na América do Norte.
A Companhia de Jesus foi responsável por diversas iniciativas na colonização da América junto às coroas portuguesa e espanhola.
A Ordem de Cristo, criada na Inglaterra, teve como finalidade controlar os religiosos portugueses e espanhóis na América.