Leia o texto e observe a imagem para responder à questão.
Com o tempo, os agricultores amazônicos tornaram-se grandes ceramistas e desenvolveram culturas complexas e sofisticadas. Por seus objetos, podemos observar que eram povos dotados de uma imaginação poderosa, grandes artistas.
Uma de suas principais tradições cerâmicas, segundo os arqueólogos, desenvolveu-se sobretudo ao longo dos rios Tapajós e Konduri. Seu centro parece ter se localizado onde hoje está a cidade de Santarém. Quase nada sabemos sobre o povo de Santarém. Talvez tenham vivido há uns 2 mil anos, talvez pertençam à época mais recente e sejam antepassados dos índios tapajós.
A difusão da cerâmica entre alguns dos primeiros grupos habitantes da Amazônia
revela o precário estágio de desenvolvimento tecnológico desses grupos, que provavelmente desconheciam o uso do fogo.
confirma o caráter nômade desses grupos, pois os vestígios indicam com exatidão os períodos em que viveram em cada localidade.
deriva do aprendizado de técnicas de artesanato, que provavelmente ocorreu nos contatos frequentes com povos estabelecidos nos Andes.
relaciona-se ao domínio da agricultura, pois os potes provavelmente eram utilizados para transportar, guardar ou cozinhar mantimentos.
associa-se ao esforço desses habitantes, que provavelmente não conheciam a escrita, para legar informações históricas a seus sucessores.