Leia o texto e analise as figuras 28 e 29 a seguir.
A partir do impressionismo, a arte paulatinamente se afastou dos seus cânones renascentistas, do compromisso de uma representação fidedigna do mundo, com as pinturas e esculturas se ocupando não em fabricar duplos da realidade, mas em afirmar as suas próprias realidades.
(Adaptado de: FARIAS, Agnaldo. Arte Brasileira Hoje. São Paulo: Publifolha, 2002. p.15.)
Com base no texto e nas figuras, considere as afirmativas a seguir.
I. O ready-made de Marcel Duchamp e o móbile de Calder, pelos materiais empregados, implicam formas tridimensionais impressionistas.
II. Em Porta-Garrafas, Duchamp realiza o processo de apropriação e recontextualização de um objeto cotidiano, ação que influenciou a arte contemporânea.
III. O movimento é de fundamental importância na construção não figurativa de Calder, sendo esse artista um dos precursores da arte cinética.
IV. Tanto no trabalho de Calder quanto no de Duchamp, os procedimentos utilizados correspondem à tradição da escultura acadêmica.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas II e III são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.