Leia o texto de Estevão Ribeiro, compartilhado em redes sociais e um trecho da Lei 7.716, de 5 de janeiro de 1989 para responder a questão.
Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. No Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional (Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em 30 jun. 2021).
Sobre o tema, a partir do texto poético e da Lei no 7.716, de 5 de janeiro de 1989, avalie as afirmações a seguir.
I. No texto, há vozes que expressam afirmações racistas justamente quando tentam disfarçar o racismo latente, como não dizer “preto”, por exemplo. Ao ser compartilhado em redes sociais, o poema reforça que há pessoas que agem de maneira racista e podem, inclusive, ser enquadradas na legislação brasileira, Lei no . 7.716, de 5 de janeiro de 1989.
II. Ao elogiar a pessoa negra para disfarçar o racismo em “Tem olho lindo, né?/ acastanhado/ o nariz nem tão avantajado/ só vantagens”, o dono do mercado destaca características pelas quais, geralmente, as pessoas pretas são discriminadas.
III. O poema de Estevão Ribeiro é um desabafo do eu-poético negro que sofre discriminação racial. O título do texto, “marrom”, reforça os elogios falsos daqueles que tentam agradar uma pessoa preta. Enquanto o título da página “Rê tinta” é uma afirmação de negritude.
Está correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.