Leia o texto de Ernst H. Gombrich para responder à questão.
A palavra renascença significa nascer de novo ou ressurgir, e a ideia de tal renascimento ganhava terreno na Itália desde a época de Giotto. Quando as pessoas desse período queriam elogiar um poeta ou um artista, diziam que sua obra era tão boa quanto a dos antigos. Giotto fora assim exaltado como um mestre que liderara um verdadeiro ressurgimento da arte; as pessoas queriam significar com isso que a arte de Giotto era tão boa quanto a daqueles famosos mestres cujas obras eram louvadas pelos antigos da Grécia e de Roma. Não surpreende que essa ideia se tornasse popular na Itália. Os italianos tinham plena consciência de que, no passado distante, a Itália, tendo Roma por capital, fora o centro do mundo civilizado, e de que seu poder e glória se dissiparam quando as tribos germânicas, os godos e os vândalos1 invadiram o país e desmantelaram o Império. A ideia de um renascimento associava-se, na mente dos romanos, à ideia de uma ressurreição da “grandeza de Roma”. O período entre a idade clássica, para a qual voltaram os olhos com orgulho, e a nova era de renascença, que aguardavam com esperança, era meramente um melancólico interregno, “o período do intermédio”. Assim, a ideia de uma renascença foi responsável pela concepção de que o período interveniente era uma Idade Média – e ainda usamos essa denominação. Como os italianos culpavam os godos pela queda do Império Romano, começaram a se referir à arte desse período intermediário como arte gótica2 , com a intenção de significar “bárbara” – tal como hoje dizemos vandalismo para mencionar a destruição inútil de belas coisas.
(A história da arte, 1999.)
1 godos e vândalos: dois povos de origem germânica.
2 gótico: adjetivo relativo a godo.
A ideia, em voga no Renascimento, que o texto apresenta sobre a arte gótica
representa o modo como alguns povos germânicos referiam-se à arte que produziram durante a Idade Média.
é depreciativa, associando-a a um período de sombras, intermediário entre duas épocas de maior prosperidade cultural.
eleva-a ao nível da arte clássica e da arte renascentista, que floresceram, respectivamente, antes e depois dela.
diz que ela foi a arte tipicamente italiana que surgiu no país antes da arte da renascença.
sugere que a arte gótica foi responsável pelo declínio do Império Romano.