UEL 2010

Leia o texto de Aristóteles a seguir:

Uma vez que o poeta é um imitador, como um pintor ou qualquer outro criador de imagens, imita sempre necessariamente uma das três coisas possíveis: ou as coisas como eram ou são realmente, ou como dizem e parecem, ou como deviam ser. E isto exprime-se através da elocução em que há palavras raras, metáfora se muitas modificações da linguagem: na verdade, essa é uma concessão que fazemos aos poetas.

(ARISTÓTELES, Poética. Tradução e Notas de Ana Maria Valente. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004. p. 97.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a estética de Aristóteles, considere as afirmativas a seguir:

I. O poeta pode imitar a realidade como os pintores e, para isso, deve usar o mínimo de metáforas e priorizar o acesso às idéias inteligíveis.

II. O poeta pode imitar tendo as coisas presentes e passadas por referência, mas não precisa se ater a esses fatos apenas.

III. O poeta pode imitar as coisas considerando a opinião da maioria e pode também elaborar fatos usando várias formas de linguagem.

IV. O poeta pode imitar as coisas ponderando o que as pessoas dizem sobre os fatos, mesmo que não haja certeza sobre eles.

Assinale a alternativa correta.
a
Somente as afirmativas I e II são corretas.
b
Somente as afirmativas I e III são corretas.
c
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
e
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Ver resposta
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Resposta
E

Resolução

No texto de Aristóteles, a noção de imitação (mímesis) é central para se compreender como a arte – incluindo a poesia – reproduz aspectos da realidade, seja tal como ela é ou como aparenta ser. No trecho apresentado, observa-se que o poeta pode representar (imitar) não apenas aquilo que efetivamente existe ou existiu, mas também as coisas de acordo com o que se diz ou se pensa a respeito delas, bem como as possibilidades de como poderiam ou deveriam ser. Além disso, o uso de recursos de estilo, como metáforas e outras figuras de linguagem, faz parte da liberdade criativa do poeta.

Ao analisar as afirmativas:

• A I está incorreta, pois o texto não diz que o poeta deve usar o mínimo de metáforas ou focar apenas em idéias inteligíveis. Pelo contrário, Aristóteles considera legítima a presença de figuras de linguagem na poesia.

• A II está correta, pois o poeta pode recorrer aos fatos presentes ou passados, mas não fica limitado apenas ao que efetivamente aconteceu, podendo ir além da mera reprodução literal da realidade.

• A III está correta, pois o poeta pode levar em conta a opinião do senso comum (o que "as pessoas dizem") e tem liberdade de elaborar seus temas utilizando variados recursos de linguagem.

• A IV está correta, pois a arte pode retratar aquilo que é dito pelas pessoas, mesmo quando não se tem certeza ou comprovação absoluta dos acontecimentos, expandindo o universo dos fatos conhecidos.

Diante disso, a opção certa é a letra E, já que as afirmativas II, III e IV são verdadeiras, e a I é falsa.

Dicas

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Relembre o conceito de mimese na Poética de Aristóteles.
Note a ênfase de Aristóteles nas diferentes possibilidades de imitação (coisas como são/eram, como parecem ou como poderiam ser).

Erros Comuns

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Desconsiderar a liberdade criativa do poeta na obra de Aristóteles, acreditando que a poesia deva ser estritamente realista.
Interpretar que Aristóteles proíbe ou limita severamente o uso de figuras de linguagem como metáforas.
Não perceber que Aristóteles admite, na imitação, elementos que não precisam ser totalmente factuais ou comprovados.
Revisão
Em sua Poética, Aristóteles define a arte como imitação (mímesis) da realidade, podendo o artista imitar coisas como elas foram ou são, como as pessoas as percebem e comentam, ou como elas poderiam ou deveriam ser. A poesia, assim, não se restringe ao real literal, podendo usar metáforas, figuras de linguagem e recursos expressivos que favoreçam a criatividade e a transmissão de significados.
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