Texto para as questões de 36 a 40
Como garantir boa gestão e controle de redes?
Fonte: https://bit.ly/3mmQzJR (adaptado).
Manter os dados da entidade seguros e garantir a segurança da rede são objetivos importantes no contexto da administração de redes. Para atendê-los, pode-se utilizar vários procedimentos simples e econômicos para proteger os dados corporativos, fortalecer as barreiras em suas redes de computadores e manter os usuários seguros.
Confira 4 medidas que você pode começar a fazer agora mesmo para promover uma melhor gestão e controle das redes de computadores da sua instituição.
1) Aplique uma boa estratégia de senha.
Senhas complexas são o primeiro passo para uma boa estratégia de segurança de redes, e elas devem ser alteradas pelo menos a cada 90 dias. Criar uma política de senha forte é fundamental para ajudar seus usuários a protegerem sistemas críticos em que confiam todos os dias.
Uma senha de 6 caracteres composta apenas por letras tem 308915776 possíveis combinações, enquanto uma senha de 8 caracteres com letras maiúsculas e minúsculas, que inclui números e símbolos, tem 6095689385410816. Boas senhas são críticas para a segurança da informação e as políticas que garantem isso são uma responsabilidade institucional.
2) Use um plano de backup seguro.
Toda estratégia de TI tem um bom plano de backup, e quando o assunto é segurança de redes, não poderia ser diferente. Backups são responsáveis por eliminar o risco de apagamentos acidentais e diminuir o impacto do roubo de dados em ataques como o ransomware.
Um plano de backup eficiente responde a três perguntas: que tipo de dados meu negócio coleta? com que frequência esses dados mudam? e quão seguro é o sistema utilizado para armazená-los? Apenas de posse dessas informações, é possível traçar uma estratégia de backup.
Os recursos que não podem faltar em um backup de qualidade, por sua vez, são: automação; planejamento; e isolamento.
Para que um backup funcione bem, ele precisa estar desconectado de sua máquina atual, já que dispositivos USB podem ser comprometidos com facilidade no caso de um ataque. A nuvem é uma ótima opção para isolar seu sistema de backup dos demais arquivos do computador, mas mídias físicas armazenadas fora do local de trabalho também são um método tradicional para executar cópias de segurança.
3) Adquira proteção.
Para garantir a segurança das redes, é preciso investir em soluções proativas de segurança, por isso, compre proteção. Firewalls, sistemas de bloqueio de malware para a filtragem do spam, anti-phishing e que detectam intrusões são grandes aliados da sua entidade nesse quesito.
4) Crie uma cultura de segurança.
Salvaguardar em definitivo os seus dados, porém, só será possível com o desenvolvimento de uma cultura de proteção. Afinal, são os usuários os responsáveis por manter seguros os dados de uma entidade.
Lembre-os constantemente de que é importante não compartilhar informações de login, da necessidade de criar senhas fortes e proibir o compartilhamento de contas. Não arrisque os dados da sua entidade: eles são ativos tão valiosos quanto seu inventário ou equipamentos.
Leia o texto 'Como garantir boa gestão e controle de redes?' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que os backups são responsáveis por agravar e ampliar o risco de apagamentos acidentais ou perdas de dados decorrentes de ataques virtuais.
II. Após a análise do texto, é possível inferir que, para garantir a segurança das redes, é preciso investir em soluções proativas de segurança, por isso, é recomendável comprar proteção. Assim, firewalls e sistemas de bloqueio de malware para a filtragem do spam são grandes aliados da sua entidade nesse quesito, afirma o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.