Leia o texto.
“Com a morte de Lênin, em 1924, abriu-se uma acirrada disputa pelo poder na União Soviética: de um lado estava Trotsky; de outro, Stalin. Trotsky criticava o regime dizendo que a ditadura do proletariado evoluíra para uma ditadura “sobre” o proletariado. Stalin, por sua vez, usava de sua condição de secretário-geral do Partido Comunista para substituir seus opositores por homens de sua inteira confiança.
Exercendo forte controle sobre o Estado e a sociedade, Stalin saiu vitorioso. Em seguida, expulsou Trotsky do país e, em 1940, mandou que o assassinassem, fato ocorrido no México, em 1940.”
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: volume único. 2 ed. São Paulo: FTD, 2003, p. 618.
Em relação ao totalitarismo stalinista, julgue os itens.
I. Uma das principais características da ditadura stalinista foi a promoção de julgamentos forjados que condenou muitos revolucionários à morte ou ao aprisionamento nos campos de trabalho forçado, os gulags siberianos.
II. A ditadura stalinista foi marcada por diversas opressões culturais e políticas. Entre elas, a opressão às nacionalidades. Isso significava que todos os países pertencentes à URSS deveriam abandonar suas línguas e costumes, adotar a língua russa e aderir ao ideário stalinista.
III. Apesar da opressão sangrenta contra os “inimigos do povo”, a ditadura stalinista promoveu um grande progresso no campo da educação, com a promoção do combate ao analfabetismo e a difusão de cursos técnicos. Como resultado dessa política educacional, a URSS se elevou à condição de uma das maiores potências tecnológicas da época.
IV. Ao assumir o poder, Stalin aboliu o sistema econômico pensado por Lenin, criando a NEP (Nova Política Econômica) cuja principal característica era a adoção de planos quinquenais que previam o planejamento econômico rigoroso com o objetivo de modernizar a indústria e a agricultura soviética.
São verdadeiros somente os itens da alternativa:
I, II, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II e IV
III e IV.