SLMANDIC 2018

Leia o texto.

 

BIOSSENSORES NA MEDICINA

Rodrigo de Oliveira Andrade

    Avanços recentes no campo da biologia molecular estão ampliando as possibilidades de uso de biossensores no diagnóstico e na prevenção de doenças. Desenvolvidos com base em elementos de reconhecimento biológico, como antígenos e anticorpos, esses dispositivos podem se tornar aparelhos portáteis e baratos, semelhantes aos utilizados na medição das taxas de glicose no sangue. Amplamente usados em outros países, atraem cada vez mais a atenção de pesquisadores brasileiros, que passaram a investir especificamente na detecção de doenças infecciosas negligenciadas, associadas à pobreza e à falta de saneamento básico.

    Nos EUA, os biossensores estão sendo usados para acelerar os resultados de exames ou no monitoramento das condições de saúde de indivíduos com Aids e hepatite C. Caso se mostrem eficazes nos próximos estágios de avaliação, esses aparelhos podem se tornar uma alternativa aos exames de laboratórios de análises clínicas e ser usados em consultórios médicos ou por agentes de saúde em visitas às pessoas de regiões remotas do país.

(Revista Pesquisa FAPESP, Ano 18, n. 258. São Paulo: FAPESP, agosto de 2017, p. 68-69. Adaptado.)

Algumas das principais informações desse texto de divulgação científica aparecem adequadamente condensadas no seguinte parágrafo:

a

Em estágio avançado de avaliação técnica no Brasil, os biossensores são dispositivos de pesquisa dos laboratórios de análises clínicas para a detecção remota de doenças infecciosas, a fim de evitar o deslocamento prejudicial de doentes aos consultórios médicos das regiões geograficamente mais distantes.

b

Já utilizados para o monitoramento de doenças como o diabetes, aparelhos conhecidos por biossensores moleculares têm sido atualmente alvo do investimento de agentes de saúde interessados em reduzir os efeitos da negligência de pacientes infectados pelo HIV e pelos vírus da hepatite.

c

Sendo atualmente avaliados por pesquisadores brasileiros, porém já usados em outros países para detectar agentes infecciosos como os vírus, artefatos chamados de biossensores podem se tornar uma alternativa na área de saúde popular, graças a seu baixo custo e sua portabilidade.

d

Muito utilizados nos consultórios médicos e agências de saúde internacionais, os biossensores são instrumentos eficazes para o combate a antígenos e anticorpos adquiridos em zonas de pobreza e saneamento básico deficitário, condições atualmente disseminadas em várias regiões brasileiras.

e

Avançam hoje no Brasil pesquisas do campo da biologia molecular, destinadas ao aprimoramento de biossensores, utilizados para reconhecer e aferir a quantidade de micro-organismos e reagentes presentes em portadores de altas taxas de glicose no sangue, sobretudo quando membros dos grupos de risco para AIDS e hepatite C.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar