UNITINS 2014

Leia o texto, analise as afirmativas.

 

Invadir e depredar – Foi para exigir o aumento que não podem decretar em benefício próprio que os metalúrgicos fizeram greve e invadiram a Volkswagen. Um jornal deu então a manchete: ‘Grevistas invadem e depredam na Volks’.

(Machado, Josué. In: ABAURRE et al. Português, língua e literatura.)

I – No período “Grevistas invadem e depredam na Volks”, há um problema de construção sintática, pois os verbos “invadir” e “depredar” exigem complemento.

II – No período “Foi para exigir o aumento que não podem decretar em benefício próprio...”, há um problema de construção, pois o substantivo “aumento” não pode ser determinado pelo artigo “o”, nesse contexto.

III – No período “Grevistas invadem e depredam na Volks”, o verbo “invadir” exige objeto direto e “depredar” pede objeto indireto.

IV – Na oração “Um jornal deu então a manchete...”, o verbo “deu” tem dois complementos: o termo “então” é um objeto indireto, e o termo “a manchete” é objeto direto.

Está correto o que se afirma apenas em

a

I e II.

b

II e III.

c

II e IV.

d

I e IV.

e

I.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E

Resolução

Nessa questão, devemos analisar a regência verbal e verificar possíveis incoerências no uso de termos e complementos exigidos pelos verbos. A única assertiva correta é a I, que constata corretamente o problema de construção na frase “Grevistas invadem e depredam na Volks”, pois os verbos “invadir” e “depredar” são transitivos diretos e exigem um objeto direto claro. As demais apresentam equívocos de análise, como afirmar que “depredar” exija objeto indireto ou que “aumento” não possa ser determinado pelo artigo “o”.

Portanto, a alternativa certa é a letra E, que aponta como correto apenas o enunciado I.

Dicas

expand_more
Observe atentamente se os verbos "invadir" e "depredar" podem ou não ser usados sem objeto.
Verifique a função sintática de "então".
Analise se o uso do artigo "o" antes de "aumento" realmente constitui um problema gramatical.

Erros Comuns

expand_more
Achar que o verbo “depredar” exige objeto indireto.
Confundir um advérbio (“então”) com um complemento verbal.
Considerar incorreto o uso do artigo definido com o substantivo “aumento” onde não há problema.
Revisão

Regência verbal: Refere-se à relação que o verbo estabelece com seus complementos (objeto direto e objeto indireto). Alguns verbos são transitivos diretos (exigem objeto direto), outros transitivos indiretos (objeto indireto) ou ambos.

Funções de termos na oração: É fundamental compreender o que é objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial etc., para perceber quando um termo está sendo usado adequadamente.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar