Leia o texto abaixo, que faz parte de um texto publicado no site Mundo Educação por Rodolfo F. Alves Pena, e depois responda o que se pede.
Geopolítica da água
A geopolítica da água gera profundo debate no contexto político da atualidade, principalmente em razão da escassez crescente desse recurso e do seu elevado caráter estratégico.
A água doce, própria para consumo, é, ao lado do petróleo, o mais estratégico dos recursos naturais da atualidade. Com o crescimento do impacto das atividades humanas sobre a natureza, sua disponibilidade encontra-se cada vez mais escassa, sem falar em algumas áreas que já apresentam uma tendência natural para esse problema. Por isso, é quase que um consenso no âmbito das ciências políticas que o século XXI será marcado como o século das disputas internacionais pelos recursos hídricos, o que nos faz pensar, então, na questão da Geopolítica da água.
(Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ geografia/geopolitica-agua.htm)
Sobre o assunto, analise as proposições seguintes.
I. As tensões diplomáticas e os conflitos internacionais pela água acontecem desde as primeiras civilizações. A Guerra pelo Peloponeso, em 430 A.C, onde os espartanos foram acusados de envenenar os poços no Porto de Pireu, fonte de abastecimento de água de Atenas, é um exemplo.
II. O Oriente Médio é um dos pontos de maior risco da elevação do número de disputas internacionais pela água. Dos quinze países que mais sofrem com a escassez de água, dez estão nessa região.
III. O confronto, entre população e governo, em abril de 2000, na cidade boliviana de Cochabamba exemplifica a “guerra da água". As consequências da privatização do abastecimento de água como a duplicação nos preços e a proibição de acesso a fontes alternativas de água gerou greves e manifestações que, além de reprimidas violentamente, levaram o Governo a declarar estado de emergência. O resultado foi: cinco mortos, pelo menos 40 feridos e a rescisão do contrato entre o governo e a multinacional Aguas del Turani.
IV. A questão crucial para o conflito no Oriente Médio, que se transformou numa guerra internacional tendo como foco principal o ISIS (Estado Islâmico), não é o petróleo, mas a água e os imensos reservatórios existentes na região. A busca pelo controle destas localidades, onde ocorrem as ações militares com maior intensidade, é a chave de todo o problema.
Os números das proposições corretas estão na alternativa:
I e II.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
II e IV.
I, II e IV.