Leia o texto abaixo e restabeleça a ordem lógica dos argumentos, sabendo que o primeiro e o último deles (em negrito) foram mantidos em suas posições corretas.
Desejos e Necessidades
J. Roberto Whitaker Penteado
(1) Uma fonte permanente de mal-entendidos entre o resto do mundo e os profissionais de marketing está relacionada com a percepção acerca desses dois conceitos.
(2) Do ponto de vista econômico, as necessidades humanas - como outros elementos dessa ciência considerada árida e desoladora - estão intimamente ligadas ao conceito de utilidade, que, por sua vez, tangencia o de desejo, uma vez que - para o economista - tem utilidade qualquer, objeto pelo qual alguém esteja disposto a fazer uma troca ou pagamento.
(3) O marxismo - uma outra filosofia humanista - converteu um anseio em teoria ao preconizar que, na sociedade “justa”, todos devem contribuir de acordo com suas capacidades e receber de acordo com suas necessidades.
(4) Mas é do ponto de vista psicológico que a questão se complica. Todo aluno de marketing aprende sobre uma hierarquia das motivações humanas, desenvolvida pelo americano Abraham Maslow, um dos fundadores da psicologia humanista. Maslow criou a famosa “pirâmide” de motivações, estabelecendo que as pessoas têm necessidades progressivas de sobrevivência, de segurança, de afeto, de reconhecimento e de auto-estima.
(5) Para a maioria das pessoas, o desejo - conforme esclarece o Aurélio - é o ato ou efeito de desejar, a vontade, por exemplo, de possuir alguma coisa. A rigor, um ato deliberado.
(6) Os praticantes do marketing, contudo - lidando com as forças do mercado - habituaram-se a considerar as necessidades de dois pontos de vista: um econômico, outro psicológico.
(7) Já necessidade define o dicionário como exigência, obrigação: aquilo que é necessário, inevitável, constrange, compele ou obriga de modo absoluto.
(8) Parece-me, entretanto, que não se trata de nada tão complicado que não possa ser resolvido através de uma reflexão sobre o que são ciência pura e ciência aplicada. A mesma física, que propicia soluções energéticas ao planeta, produz artefatos nucleares de destruição. Desejos/ necessidades, sob um enfoque econômicopsicológico, constituem-se em útil instrumento de planejamento estratégico. Nada mais do que isso.
Disponível em: Acesso em 5/10/10.
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