Leia o texto abaixo e responda a questão.
Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia para a Covid-19, diversas tentativas de conter a disseminação do vírus foram propostas e implementadas, como, por exemplo, o isolamento social da população. A baixa atividade humana dos últimos meses gerou uma série de consequências e impactos, e, no tangente ao meio ambiente, muitas das mudanças foram positivas.
Uma das imagens mais impactantes dos efeitos da pandemia na natureza, o Himalaia visível pela primeira vez após 30 anos (Imagem: A.Kumar/Pixabay)
Imagens de satélite mostram que a pandemia do coronavírus está temporariamente diminuindo níveis de poluição do ar ao redor do mundo. Especialistas apontam a quarentena como o evento de maior escala já registrado em termos de redução de emissões industriais. A Agência Espacial Europeia (ESA) detectou ainda uma redução de dióxido de nitrogênio (NO2), composto químico que contribui para a poluição atmosférica e para a chuva ácida. Já em Nova York, pesquisadores apontaram uma queda dos níveis de carbono em mais de 50% abaixo da média. Na China, o fechamento de lojas e indústrias resultou uma queda de 25% nas emissões de dióxido de carbono (CO2), o que equivale a uma redução global de 6%. Na Itália, país que sofre com o isolamento social há mais tempo, golfinhos foram filmados nadando no porto de Cagliari. Os canais de Veneza também estão consideravelmente mais limpos e cristalinos após uma semana de quarentena, estado que não atingia há 60 anos.
: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/04/24/pandemia-emeio-ambiente-impactos-momentaneos-ou-nova-normalidade/
O dióxido de nitrogênio (NO2) contribui para a poluição atmosférica e para a chuva ácida, mas outros óxidos nitrogenados como o nitrito (NO2 -) e o nitrato (NO3 -) são extremamente importantes aos ecossistemas.
A formação desses óxidos no solo depende principalmente da (de):
oxidação abiótica do nitrogênio atmosférico.
conversão do N2 a NO3 - promovida nas raízes das leguminosas.
produção de NO2 - e NO3 - pela ação de fungos e bactérias decompositores.
produção de NO2 - e NO3 - pela ação de bactérias nitrificantes.
produção de NO2 - e NO3 - pela fotossíntese das plantas.