Leia o texto abaixo e responda a pergunta a seguir.
A grande ilha de Bornéu, na Ásia, é lar da planta carnívora Nepenthes rajah, que evoluiu para ser o “vaso sanitário” de um mamífero da região conhecido como Tupaia montana, ou musaranho de árvore. A planta exótica possuí um néctar que serve de alimento para o mamífero, que pode aproveitar o lanchinho enquanto faz suas necessidades. Essa espécie de planta é especialmente resistente, o que permite sustentar o peso do animal. Além disso, a N. rajah apresenta uma espécie de mecanismo antiderrapante em suas beiradas, facilitando a permanência do animal no local.
Plantas carnívoras, mesmo autotróficas, são geralmente encontradas em regiões com solos pobres em fosfatos e nitrato e recebem parte da suplementação nutricional se alimentando de insetos. Em uma região onde os mosquitos são escassos, esta planta carnívora parece ter seguido um caminho evolutivo único se nutrindo das fezes desse pequeno mamífero.
Adaptado de https:/'revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/05/planta-carnivora- evoluiu-para-tornar-se-uma-privada-de-roedores-entenda.html
Considerando a escassez de pequenos insetos na região e a importância da presença dos mamíferos para a nutrição da:planta, a:relação ecológica que existe entre a planta carnívora Nepenthes rajah e o mamífero Tupaia montana é denominada:
comensalismo.
herbivoria.
mutualismo.
inquilinismo.
protocooperação.