UNIFAN Medicina 2019/2

Leia o texto abaixo:

 

“Cada cidadão pegava num ostrakon, escrevia o nome do cidadão que queria retirar da cidade e levava o seu voto para um local na ágora rodeado por cercas. Os arcontes primeiro contavam o total de votos. Se fossem menos de seis mil o ostracismo era nulo. Depois separavam os nomes e proclamavam o exílio por dez anos do homem que tivesse recebido mais votos [...].”

(PLUTARCO apud CARDOSO, Felipe. Temístocles: apogeu e ostracismo. As duas faces da mesma moeda. In.: Cadernos de Clio, v. 6, n. 1, 2015, p. 178).

 

O excerto de Plutarco se refere ao processo de aprovação do ostracismo na Grécia. Julgue os itens abaixo e marque a alternativa que corresponde a todos os verdadeiros.

 

I. O ostracismo surgiu por volta do final do século IV a.C., na época de Clístenis. A sua primeira vítima foi Hiparco, filho de Carmo, que era uma personagem histórica próxima a Písistrato, antigo tirano ateniense. O ostracismo se expandiu rapidamente por todas as cidades gregas até o final do século III a.C. Na Grécia, ele era visto e sentido como o castigo político máximo, porque, para o Cidadão, o exílio forçado significava a perda dos direitos políticos que o definiam como tal.

II. Apesar do exílio forçado, o ostracismo encontrava justificativas morais e formas legais no período da democracia ateniense. O seu objetivo último era a preservação da igualdade entre os cidadãos. Os atenienses entenderam que a preponderância de um cidadão em relação aos demais poderia resultar em um desequilíbrio político que os conduziria à tirania. Assim, o ostracismo encontra a sua razão em sua dimensão antitirânica.

III. Além do exílio por um período predeterminado de 10 anos, o ostracismo também implicava a perda dos direitos políticos e de propriedade.

IV. O ostracismo foi criado objetivando a manutenção da igualdade política necessária à democracia. Contudo, com o tempo, ele passou a ser utilizado como meio de beneficiar algumas facções, provocando o exílio forçado de adversários políticos.

 

São verdadeiros apenas os itens:

a

I, II e III.

b

II e III.

c

II, III e IV.

d

II e IV.

e

III e IV.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar