Leia o texto abaixo.
“Apesar de ser um país rico em recursos naturais e com um PIB (Produto Interno Bruto) figurando sempre entre os 10 maiores do mundo, o Brasil é um país extremamente injusto no que diz respeito à distribuição de seus recursos entre a população. Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres, devido ao fenômeno da desigualdade social, que é elevado”. "Desigualdade Social”.
Desigualdade social.info. Disponível em http://desigualdade-social.info/desigualdade-social-nobrasil.html. Acesso em 04 de abril de 2016.
O texto acima discorre sobre um dos graves problemas existentes no Brasil, a desigualdade social. Com base no conhecimento dessa temática, assinale a alternativa correta.
A pobreza existe em todos os países, sejam pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno exclusivo dos países não desenvolvidos.
Em virtude da má distribuição de renda, as consequências da desigualdade social no Brasil são observadas através do processo de favelização, pobreza, miséria e desemprego, influenciando o processo de regionalização do país.
A desigualdade social, fenômeno recente no Brasil, prejudica cidadãos de todas as faixas etárias, principalmente os jovens de classe média e pobre.
O processo de globalização tem pouco contribuído para acentuar as desigualdades regionais, estabelecendo novas divisões de trabalho.
Se por um lado a desigualdade social gera uma previdência enfraquecida, a qual não consegue sustentar os aposentados dignamente; por outro lado, permite a existência de um mercado de trabalho forte e uma educação popularizada.