Leia o texto a seguir.
Uma célula viva é um sistema de moléculas autorreplicativas mantidas no interior de um envoltório. Esse envoltório é a membrana plasmática. Toda célula na Terra utiliza membrana para separar e proteger seus constituintes químicos do ambiente externo. Sem membranas não haveria células e, consequentemente, não haveria vida.
(Adaptado de: ALBERTS, A. et al. Fundamentos da biologia celular. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p.365.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Os lipídeos que se apresentam em menor quantidade nas membranas celulares são os fosfolipídeos, cuja cabeça hidrofílica liga-se ao resto do lipídeo através de um açúcar.
As membranas celulares são simétricas, ou seja, a face voltada para o interior da célula, ou organela, é igual à face voltada para o exterior. As duas metades da bicamada frequentemente possuem composições iguais de moléculas de fosfolipídeos e glicolipídeos.
Cada tipo de membrana tem uma função particular e um conjunto de proteínas específicas que transporta, através da bicamada lipídica, nutrientes, metabólicos e íons, entre outros elementos.
As moléculas hidrofílicas se dissolvem vagarosamente em água, pois contêm átomos carregados ou grupos apolares, ou seja, grupos com distribuição desigual de cargas positivas e negativas.
As proteínas da membrana têm papel secundário na maior parte das funções da membrana, como o transporte de grandes moléculas solúveis em gordura através da membrana lipídica.