Leia o texto a seguir.
Rubinho está com problemas de visão que o fazem esticar o braço com o livro que deseja ler. Já imaginando que precisará de óculos, ele procura um médico oftalmologista que identifica que a menor distância do objeto aos olhos para que a imagem se forme com nitidez na retina para o caso de Rubinho é de \(50\) cm, quando o normal seria dispor o livro a \(25\) cm. O médico faz a receita de óculos e Rubinho vai até uma loja para fazê-lo.
Após escolher o modelo, entrega a receita para a atendente que a leva para o laboratório de fabricação de lentes.
O técnico responsável por fazer as lentes para óculos lê a receita, escolhe um bloco de material com índice de refração absoluto igual a \(1,4\) e decide fazer uma lente em que uma face será plana.
Considere que o índice de refração do ar seja \(1,0\) e que a equação dos fabricantes de lentes seja \(V=\( \frac{n_{lente}}{n_{meio}}-1\) .\( \frac{1}{r_1}+\frac{1}{r_2}\) ,\) em que V representa a vergência da lente.
RAMALHO Jr., Francisco, FERRARO, Nicolau Gilberto, SOARES, Paulo Antônio de Toledo. Os fundamentos da física. – 10 ed – São Paulo: Moderna, 2009.
De acordo com o texto, qual deve ser o formato da outra face e o valor do seu raio de curvatura para que a lente atenda ao problema apresentado por Rubinho?
10 cm; face côncava.
20 cm; face convexa.
20 cm; face côncava.
40 cm; face convexa.
40 cm; face côncava.