Leia o texto a seguir, que compõe o box de uma matéria da revista Vivasaúde (Ano 14, Edição 173).
Alivie a pressão da rotina
Veja como conhecer melhor seu corpo e saiba como começar a relaxar.
• Respeite os sinais físicos e da mente que apontam para a hora de parar, de não se submeter a uma sobrecarga de trabalho, sobretudo quando essa sobrecarga é prolongada.
• Entenda que submeter-se a um esforço concentrado de trabalho é completamente diferente de expor-se a um esforço de vários dias e até sem prazo para terminar.
• Trabalhe a ansiedade por meio de psicoterapia, exercícios físicos e alimentação saudável.
• Tenha uma rotina.
• Lembre-se de que é necessário ter tempo para o lazer.
NAVAS, Daniel. Livre-se da exaustão no trabalho. Vivasaúde. Ano 14, Edição 173. São Paulo: Editora Escala, 2017, p. 49.
Na matéria, o texto do box cumpre, predominantemente, a função de
informar ao leitor o que a ciência tem descoberto a respeito do estresse, visto que o enunciado “Trabalhe a ansiedade por meio da psicoterapia, exercícios físicos e alimentação saudável” é um forte indício que permite identificar essa função como predominante.
orientar o leitor a como minimizar o estresse do dia a dia, visto que os verbos no imperativo e a estrutura de enumeração de itens são marcas linguísticas que permitem identificar essa função como predominante.
argumentar a favor da busca por meios de aliviar a pressão da rotina, visto que o enunciado “Respeite os sinais físicos e da mente que apontam para a hora de parar” permite reconhecer essa função como predominante.
motivar o leitor a não trabalhar excessivamente, visto que o enunciado “Tenha uma rotina” é uma marca que permite identificar essa função como predominante