Leia o texto a seguir:
Quando começa a vida?
Desde sempre, e sem uma resposta satisfatória, as pessoas se perguntam quando começa a vida humana. Alguns argumentam que, desde o momento em que o espermatozoide fecunda o óvulo, processo que dá início à gestação, já há início da VIDA. Outros defendem que é preciso um coração pulsando e um cérebro funcionando, ou seja, a presença de sistemas circulatório e nervoso, para que o FETO seja considerado um ser vivo. Aqueles que acreditam que a vida se inicia a partir do momento da FERTILIZAÇÃO ou concepção defendem que interromper a gestação em qualquer etapa é aborto. Outra concepção sobre o início da vida humana difere da primeira “apenas em alguns dias”. De acordo com essa corrente, a vida se inicia apenas com a FIXAÇÃO do óvulo fecundado no útero. Para a teoria embriológica, por sua vez, a vida começa quando o embrião adquire INDIVIDUALIDADE e pode se DIVIDIR, dando origem a outros indivíduos. Já a teoria neurológica aplica a definição de morte para marcar o início da vida: "se a morte é o fim das ondas cerebrais, então vida é o início dessa atividade”.
Fonte: Quando começa a vida?- Artigos de saúde para você | Boasaúde (boasaude.com.br) Acesso em: jul. 2021. Adaptado.
Quanto às palavras nele destacadas, assinale a alternativa que as justifica, explica ou descreve CORRETAMENTE.
A fecundação ou fertilização é a fusão de um par de gametas, com formação do zigoto. Na espécie humana, ocorre no terço inicial do oviduto, nas primeiras 24 horas após a ovulação.
A vida neurológica inicia-se com a formação do tubo neural, por volta da 5ª semana, que começa pelo achatamento do mesoderma, formando a crista neural. Esta continua a se dobrar até que suas bordas laterais, chamadas de placas neurais, se toquem e se fundam, formando o tubo neural.
O embrião chega ao útero por volta do 7º dia após a fecundação, no estágio de mórula, constituído de 8 células, por meio do fenômeno de nidação. Assim, o feto se fixa no útero, e a gestação se inicia.
O desenvolvimento embrionário tem início com a primeira divisão meiótica ou clivagem do zigoto, entre o terceiro e quarto dia após a fecundação, formando os blastômeros. A fase de segmentação ou clivagem vai desde a primeira divisão do zigoto até a formação dos folhetos germinativos.
Na maioria das espécies, a organogênese inicia-se na 4ª semana gestacional, com a definição dos destinos celulares e do plano corporal do futuro animal. Nesse estágio, passa a ser chamado de feto.