Leia o texto a seguir:
...Para muitos moradores das megacidades, sejam eles ricos ou pobres, a qualidade de vida é habitualmente reduzida. A poluição do ar, da água e dos solos, as deficiências nos abastecimentos de água e de energia, o congestionamento do tráfego, os problemas de saúde ambiental, a exiguidade dos espaços verdes, a pobreza e a má nutrição, a segurança social e os problemas de segurança pública e social resultam em várias preocupações e restrições aos habitantes.
Fonte: Os desafios das megacidades. Revista Planeta, 2009.
Associa-se, CORRETAMENTE, ao conteúdo do texto a afirmação indicada na alternativa
As megacidades proporcionam novas dinâmicas e uma diferente complexidade e simultaneidade de fenômenos e processos físicos, sociais e econômicos.
As concentrações absolutas do capital humano tornam as megacidades grandes obstáculos de crescimento e inovação. Elas fogem ao conjunto característico da globalização.
As megacidades caracterizam-se pela unicidade demográfica e reúnem problemas voltados à falta de polarização social e à ausência de coexistência entre grupos de várias etnias.
A expansão descontrolada das megacidades pode gerar a diminuição da concentração industrial e a regulação dos mercados imobiliários, além de aumentar o planejamento ambiental.
A densidade populacional nas megacidades diminui a vulnerabilidade relativa a fenômenos físicos, com potencial destrutivo, naturais ou antrópicos.