FPP Verão Medicina 2019

Leia o texto a seguir observando a concordância em contexto.

 

Uma nova pesquisa mostra que o uso de palavras como "lutar", "atacar" e "combater" para se referir ao câncer tem um efeito negativo sobre os pacientes com a doença. Publicado no periódico Health Communication, o estudo analisou o impacto psicológico de expressões ligadas à guerra sobre como as pessoas encaram a doença.

A linguagem costuma ser usada para motivar as pessoas e torná-las mais vigilantes no diagnóstico de sintomas, mas o estudo não encontrou evidências de que o método dá certo. Ao contrário: enquadrar o câncer em termos militares fez o tratamento parecer mais difícil e deixou as pessoas mais fatalistas em relação à doença.

"Nosso trabalho sugere que metáforas de batalha podem ter um impacto negativo na maneira como as pessoas veem o câncer, e esses pensamentos podem minar as intenções do paciente de se engajar em comportamentos saudáveis", diz o autor do estudo, David Hauser, psicólogo da Universidade Queen's, no Canadá.

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/08/palavras-que-associam-cancer-guerra-nao-ajudam-pacientes-dizpesquisa.html. Acesso em: 7/8/19.

 

Sobre as relações de concordância empregadas no texto, é CORRETO o que se afirma em:

a

A forma verbal “tem”, no primeiro período do texto, deveria receber acento circunflexo por concordar com o antecedente “palavras”.

b

A forma de particípio “Publicado”, empregada no primeiro parágrafo do texto, concorda com o substantivo posterior “periódico”.

c

A forma verbal “podem”, empregada no último parágrafo, apresenta-se no plural por concordar com o substantivo posposto “intenções”.

d

As formas verbais “minar” e “engajar” têm o mesmo referente singular “paciente”.

e

A forma verbal “veem”, no último parágrafo do texto, está no plural, por concordar com o antecedente “pessoas”.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar