Leia o texto a seguir.
O conjunto das forças produtivas e das relações sociais de produção forma o que Marx chama de a infraestrutura de uma sociedade que, por sua vez, é a base sobre a qual se constituem as demais instituições sociais. Segundo a concepção materialista da história, na produção da vida social, os homens geram também outra espécie de produtos que não têm forma material e que vêm a ser as ideologias políticas, concepções religiosas, códigos morais e estéticos, sistemas legais, de ensino, de comunicação, o conhecimento filosófico e científico, representações coletivas etc. – cujo conjunto é chamado de superestrutura ou supraestrutura.
(QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L.; OLIVEIRA, M. Um toque de clássicos: Durkheim, Marx e Weber. 3ª reimpr. Belo Horizonte: UFMG, 2000. p.74.)
Sobre esse modo de entender e explicar a constituição da sociedade, assinale a alternativa correta.
A produção das ideologias, o conjunto de pensamentos e os produtos para satisfação das necessidades humanas denominam-se infraestrutura.
A superestrutura corresponde à produção material para que o indivíduo tenha condições de satisfazer às necessidades básicas.
Na concepção materialista da história, os homens produzem tanto as condições materiais de existência quanto suas ideias, ideologias e a própria cultura.
O ser humano tem condições de produzir a infraestrutura, mas não a superestrutura.
Para produzir a infraestrutura, é necessário ter conhecimento filosófico, ideológico e científico.